ADOLESCENTE E A MÍDIA: UMA CRÍTICA À PUBLICIDADE DE CERVEJA

  • Autor
  • Hilda Dutra Junqueira Ayres Cordeiro
  • Resumo
  • A mídia é um produto social que reflete nas relações sociais e configurações simbólicas da sociedade contemporânea. Quando se fala de mídia, é fundamental considerar suas expressões (televisiva, escrita, cinematográfica, produção vinculada à propaganda, entre outras), como elementos que interferem ativamente na vida social dos indivíduos e, consequentemente, na formação de sua identidade. A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano intermediaria entre a infância e a idade adulta. Nessa perspectiva de ligação, ela pode ser compreendida como um período atravessado por crises que encaminham o adolescente na construção de sua identidade e representa um momento no qual o consumo de álcool é um forte atrativo. Entretanto esse consumo é prejudicial a saúde e proibido para adolescentes. Este estudo tem o objetivo de verificar a influência da mídia produzida e veiculada nas propagandas de cerveja e seus reflexos nos adolescentes do ensino médio da escola pública de São Luís, MA. Trata-se de um  estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 245 estudantes matriculados em 2017, sendo 181 adolescentes 91(51%) já consumiram bebida alcoólica alguma vez, e (76) 42% faz uso frequentemente Para coletar os dados foi aplicado um questionário estruturado e analisado. A pesquisa constatou que 50% dos adolescentes já consumiu bebidas alcoólicas, 61% dos consumidores é do sexo feminino, 57% das famílias tem ciência do uso, No que se refere a influência da mídia para o consumo de alguma forma tivemos a resposta de 82%. Os motivos elencados foram: conforto, qualidade, durabilidade, moda e status. Entretanto ao questionar sobre a influência no uso de álcool esse percentual reduziu a 69%, sendo a cerveja (33%) a mais influenciadora.  Percebem que a publicidade dá ênfase principalmente à proibição de menores de 18 anos, a alegria, descontração, liberdade e sexo.  A pesquisa informa que 83% reconhecem que é prejudicial a saúde; 61% dos adolescentes bebem socialmente, 24% gostam do álcool e 14% afirma que a bebida que mais consome. Este último dado é bastante preocupante, devido o risco da dependência, vez que tão pouca idade já apresenta uma escolha tão expressiva. A pesquisa apresentou que 55% dos adolescentes consomem em bares, boates e praia, 27% consomem com os amigos, 15% em companhia da família e 3% na escola. Conclui-se que é preciso trabalhar na desconstrução do estímulo exercido pela publicidade, ampliar ações educativas com a participação escolar, dos profissionais da saúde e da família como estratégias de proteção do adolescente na prevenção da dependência química precoce. A mídia não é causa direta de consumo de bebidas alcoólica, entretanto existe associação entre essas mensagens vindas da mídia e o comportamento dos jovens. É nessa conversão da ideia para a prática social que reside uma parte da chamada “responsabilidade social” da propaganda de maneira geral e, particularmente, da indústria do álcool, que não pode ser negligenciada. 

  • Palavras-chave
  • : Adolescente; Publicidade; Consumo; Álcool
  • Área Temática
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