O presente estudo teve como objetivo, analisar as relações de sentido estabelecidas por crianças socialmente vulneráveis, no processo de apropriação da língua materna, bem como na construção da identidade negra, por meio da literatura infantil africana e afrobrasileira. A pesquisa tem sua origem no curso de Especialização de Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, e amplia-se no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica, o qual encontra-se em andamento. A metodologia desenvolvida privilegiou a pesquisa do tipo de intervenção, que visa a transformação processual do objeto pesquisado (DAMIANI et al, 2013). Para o desenvolvimento da pesquisa tivemos o estudo de caso do tipo etnográfico (ANDRE, 2005) e a pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994), onde os pesquisadores exploram a imaginação e estão em contanto constante com o objeto, podendo fazer analisa minuciosa. Como referências de analise temos Gagné (2002) que possibilitará a discussão sobre a língua materna, destaca a importância da criança compreende para que serve a língua. Carvalho e Lacerda (2010), que permitiram a discussão sobre vulnerabilidade social no ambiente escolar. Charlot (2000) contribui para o entendimento sobre as relação de sentido no processo de aprendizagem. Já categoria apropriação tem base em Vigotsky (2007), que denomina como internalização. Os resultados, provisórios apontam que compreender os educandos e apresentar imagens positivas sobre África, possibilitou identificarem com sua origem (ANDRADE, 2008), ao mesmo passo que se apropriaram da língua materna.