FOTOGRAFIA: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos

  • Autor
  • WALTER RODRIGUES MARQUES
  • Co-autores
  • José Murilo Moraes dos Santos , Luís Félix de Barros Vieira Rocha , Antonio de Assis Cruz Nunes
  • Resumo
  • O presente é versão condensada de monografia apresentada em 2011 na Universidade Federal do Maranhão, curso de Educação Artística, com foco na atuação do fotógrafo Márcio Vasconcelos que tem um olhar para temática social, cultura popular, religião afro-maranhense. Márcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois não está a serviço de outrem, portanto, voltado para produção independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos, submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobrás Cultural e Minc. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras/2010 da (Fundação Cultural Palmares/Petrobrás) com  projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”, Lei Rouanet e no Programa Petrobrás Cultural/2009, editado em livro sobre um dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhão; Ensaio fotográfico “Na trilha do Cangaço – um ensaio pelo sertão que Lampião pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponível em http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php. A pesquisa pretende contribuir para a produção científica no espaço acadêmico da fotografia no Maranhão, sem pretensão de esgotar o tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. É sustentada teoricamente Freund (1995), Rouille (2009), Kossoy (1989), Costa (2006), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-á as ideias gerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em que esta chegou ao Maranhão. Invenção anunciada publicamente pela Academia de Ciências de Paris em 1839, a fotografia chegara ao Maranhão em 1846, segundo Album do Maranhão em 1908, Gaudêncio Cunha (1987); Movimento Gororoba, fundado por Murilo Santos; Dreyfus Azoubel, fotojornalismo maranhense; Laborarte–laboratório de Arte e Cultura; Salão de Artes Plásticas de São Luís. A arte maranhense é rica em diversidade, está intrinsecamente ligada à cultura popular – o branco, o negro, o índio, todos estão presentes na arte produzida no Maranhão, seja nas artes visuais, teatro, música, dança; nas manifestações culturais: Bumba-meu-boi, ritos, mitos, reggae, Terecô, Divino Espírito Santo. “Na trilha do Cangaço: ...”, atualmente, está editado em livro. 

  • Palavras-chave
  • Fotografia, História da fotografia maranhense, Leis de incentivo à cultura, prática cultural.
  • Área Temática
  • apresentou
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