A educação superior é o patamar mais elevado na busca pelo conhecimento emancipatório ao satisfazer a necessidade de entender os aspectos relacionados ao homem em sua construção profissional e papel social. Assim, a produção de trabalhos acadêmicos torna-se fator decisivo não somente para a busca da titulação, mas para a efetivação dos saberes adquiridos, os quais buscam soluções e melhorias na sociedade. O estudo objetiva analisar a percepção sobre as contribuições do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na formação construtiva de saberes teórico-práticos na Universidade Federal do Maranhão em 2017 no Campus do Bacanga. A metodologia utilizada foi uma pesquisa aplicada, descritiva, quali-quantitativa por meio de observações participantes, revisão bibliográfica e aplicação de questionários semiabertos para o levantamento de dados para posterior análise. Pensar educação superior é relacioná-la ao tripé de base concreta (ensino-pesquisa-extensão) o qual liga o conhecimento e sua aplicabilidade ao ambiente educacional das universidades e ao meio social. Contudo, a universidade não tem conseguido efetivar em sua totalidade a indissociabilidade do seu tripé. Observado por meio da sua inutilidade, atribuída segundo a visão dos entrevistados, os quais resumem o produto da pesquisa apenas a requisito parcial para a obtenção de títulos, cuja última leitura e acesso primário e unitário se restringem aos seus produtores e à banca examinadora. Embora muitos discentes demonstrem interesse pelo campo da pesquisa, há os que optam em se manter distante dela por considerá-la rigorosa. São inúmeras as convergências de opiniões sobre a importância da pesquisa na universidade e para a sociedade. Conclui-se que a universidade é espaço ideal para a concepção e reinvenção do conhecimento. Observou-se que as mudanças prioritárias deverão partir dos principais envolvidos na elaboração, finalização e aplicação do conhecimento produzido, ao visionar a pesquisa científica como produção e reprodução do conhecimento. Embora, apresente obstáculos à concretização da indissociabilidade de seu tripé, existem possibilidades de mudança ao quadro observado no campo da pesquisa. As produções deverão incluir em sua totalidade a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Neste sentido, as entidades de ensino superior contribuem de maneira direta no processo de transformação social ao ultrapassarem seus muros para a expansão do conhecimento produzido com vista ao progresso do país, nos âmbitos desenvolvimentista, econômico, sociocultural e político. Possibilitam o aguçamento da capacidade reflexiva e cognitiva via conhecimento filosófico, ético e estético; e o domínio instrumental da investigação para o mundo do trabalho. Portanto, a universidade deverá atender os anseios da sociedade ao buscar alternativas eficientes que valorizem o meio social ao invés de atender apenas o mercado que exige profissionais gabaritados ou reforce o contexto de exclusão.