PAISAGEM E TURISMO: análise F.O.F.A. sobre a Casa das Tulhas em São Luís (Maranhão, Brasil)

  • Autor
  • Luana Ferreira Maia
  • Co-autores
  • Gisele Polanski França da Silva , Saulo Ribeiro dos Santos
  • Resumo
  • Trata-se de uma pesquisa de iniciação científica que foi desenvolvida entre os anos de 2016 e 2017, no qual se compreende que o turismo exerce expressivas influências na paisagem, o qual altera a configuração da mesma, de acordo com o segmento da atividade turística desenvolvida num determinado território. A Casa das Tulhas compõe um dos prédios que estão situados na área de reconhecimento internacional pela UNESCO, no qual o centro histórico de São Luís foi declarado em 1997 como patrimônio cultural da humanidade. Portanto, trata-se de um local de relevância histórica para a cidade, e que tornou-se com o decorrer dos anos e influências diversas, como um produto turístico do destino. Para a elaboração de planos estratégicos, autores sugerem quatro fases básicas, dentre elas a de diagnóstico, que são compostos pela análise externa e interna, reconhecidos como forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Esta ferramenta da administração contribui para avaliar a existência e adequação de estratégias vigentes e construir um futuro para a organização. Desta forma, objetiva-se apresentar as fraquezas e fortalezas da Casa das Tulhas, assim como suas oportunidades e suas ameaças em relação ao ambiente externo, através da ferramenta de Análise F.O.F.A. O presente estudo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental, assim como dos estudos em campo através da técnica de observação. Caracteriza-se como estudo qualitativo e descritivo, tentando esboçar os cenários e variáveis que se relacionam com o objeto de estudo, no caso, a Casa das Tulhas. Quanto às forças identificou-se: variedade de produtos típicos comercializados; tradição comercial; localização central; prédio de relevância histórica e arquitetônica; paisagem homogênea. Como oportunidade: criação de uma campanha promocional e marca; qualificação dos vendedores; conquista de novos clientes/turistas; criação de um site. Em relação às fraquezas: sinalização precária dos estabelecimentos; ausência de padronização no atendimento; degradação da estrutura predial; pouca divulgação; comercialização de produtos similares; paisagem homogênea. E as ameaças: novos estabelecimentos na região; negócios focados em um mesmo segmento (artesanato em sua maioria); degradação da área histórica; precariedade na limpeza pública. Conclui-se que este local deveria ter uma gestão mais integrada e consolidada, com foco na vantagem competitiva, a partir da introdução de inovações na produção, comercialização e estruturação deste produto turístico.  

  • Palavras-chave
  • Análise F.O.F.A., Casa das Tulhas, Centro histórico de São Luís, Paisagem.
  • Área Temática
  • apresentou
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