AS VANTAGENS DA EDUCOMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Autor
  • LORENA ANGIN YANNINA CAMUSSO ORTIZ
  • Co-autores
  • ROSINETE DE JESUS SILVA FERREIRA
  • Resumo
  • O ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira é uma atividade complexa e cansativa, que requer muito mais do que a participação do aluno em uma sala de aula. De acordo com Paiva (2010) a aquisição e absorção de outro idioma deve ser acompanhada por meio de alternativas lúdicas que motivem a aprendizagem, e que, em certa, forma fugam da instrução formal. Nos dias atuais, dominar uma língua estrangeira é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e no mercado de trabalho. É neste sentido que, alunos e professores vem descobrindo e acompanhando diversos métodos na tentativa de efetivar o ensino/aprendizagem dentro e fora das agencias educadoras. Desde os anos 60 se tentou empregar os aparelhos midiáticos para a educação, porém era difícil pensar a aprendizagem a partir desses veículos. O rádio e a televisão, por exemplo, sempre foram os meios de comunicação mais abrangentes de todos os tempos, e na era da midiatização, a internet através do uso de computadores, tablets, smartphones, aplicativos e redes sociais passaram a formar parte do processo de aprendizagem, ganhando de forma significativa um espaço de complementação na hora de aprender um novo idioma. Nesta perspectiva, este artigo visa mostrar as vantagens da educomunicação não apenas com o uso das mídias na educação, e sim como um meio de criar, produzir e melhor a forma que os conteúdos educativos são passados na instrução formal. Cabe ressaltar que, a apreensão qualquer tipo de informação é potencializada quando se combina vários sentidos. Em tal sentido, os meios de comunicação (rádio, TV e internet) possibilitam uma experiência multissensorial ao combinar o par imagem-som. Além disso, Leffa (2003) enfatiza a importância da autonomia do aluno no processo de aprendizagem de línguas, já que o ensinado em sala de aula não atende todas as condições que o aluno precisa aprender. É importante destacar que, o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC´s não substituem o ensino formal, porém elas podem ajudar a garantir um melhor desempenho no processo ensino/aprendizagem. 

  • Palavras-chave
  • Educomunicação, Línguas estrangeiras, Mídia, TIC´s.
  • Área Temática
  • apresentou
Voltar Download