Um leitor "ajustado": os não limites do texto provocados pelo diálogo entre os quadrinhos e o livro ilustrado

  • Autor
  • Renan Luis Salermo
  • Resumo
  • As histórias em quadrinhos e o livro ilustrado consolidaram-se no hábito de leitura nacional, fazendo com que os diferentes leitores possam compreender rapidamente o funcionamento textual dessas obras.  Ainda nesse jogo entre leitor e texto, essas duas linguagens participam da formação leitora em diferentes momentos de contato com os livros, o que marca interações de linguagem mais programada, numa linha da proficiência leitora. E quando essas linguagens se misturam? À luz da semiótica francesa, nesta pesquisa, propomos uma análise das experiências estéticas que são geradas em algumas obras que subvertem as características mais tradicionais dos quadrinhos e dos livros ilustrados e com esse movimento direcionam os leitores para uma posição de leitura de descobertas que começam pela linguagem do texto. Com esse propósito, selecionamos uma história em quadrinhos, Quando meu pai se encontrou com ET fazia um dia quente, de Lourenço Mutarelli, e um livro ilustrado, Nunca acontece nada na minha rua, de Ellen Raskin. Essas duas obras mesclam as linguagens com o objetivo de propor um exercício estético e provocam uma reflexão sobre a materialidade desses textos, gerando experiências de leitura que escapam da regulação e do rápido reconhecimento dos sentidos.

  • Palavras-chave
  • Quadrinhos, Livro ilustrado, Semiótica, Materialidades do texto.
  • Área Temática
  • GT2 - Materialidades do texto
Voltar

O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).

Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver: 

  1. Literatura, artes e mídias

  2. Materialidades do texto

  3. Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador

  4. Estética, política e espaço público

  5. Literatura e outros campos do conhecimento

O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.

Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje. 

 

Comissão Organizadora

II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário

  • GT1 - Literatura, artes e mídias
  • GT2 - Materialidades do texto
  • GT3 - Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
  • GT4 - Estética, política e espaço público
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)

COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)