O papel das práticas leitoras na humanização do sujeito - Roda de leitura / Sala de leitura

  • Autor
  • Teresa Cristina Aliperti
  • Resumo
  • A escola desempenha papel fundamental na formação de leitores. O presente estudo tem como objetivo mostrar a importância das práticas de leitura RODA DE LEITURA / SALA DE LEITURA na humanização do sujeito, no desenvolvimento do prazer e hábito da leitura, na formação de leitores autônomos, reflexivos, críticos, ativos e criativos que possam desfrutar ao máximo as possibilidades significantes dos textos literários. Irei compartilhar no Congresso a metodologia, o processo e os recursos utilizados no trabalho sistemático com as práticas de leitura que desenvolvo ao longo do ano, desde 2008, com meus alunos do Ensino Fundamental I da E. E. Conselheiro Antonio Prado. Essas práticas de leitura aproximam o leitor da literatura, propiciando  a quota de humanidade necessária à constituição do sujeito. Para fundamentar teoricamente o meu trabalho, recorro a autores como Petit (2008), Chambers (2012), Bloom (2009), Candido (1995), Compagnon ( 2009), Bajour ( 2012) e ao Programa Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ( 2015, 2014 e 2012).

  • Palavras-chave
  • práticas de leitura, texto literário, humanização
  • Área Temática
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento
Voltar

O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).

Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver: 

  1. Literatura, artes e mídias

  2. Materialidades do texto

  3. Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador

  4. Estética, política e espaço público

  5. Literatura e outros campos do conhecimento

O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.

Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje. 

 

Comissão Organizadora

II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário

  • GT1 - Literatura, artes e mídias
  • GT2 - Materialidades do texto
  • GT3 - Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
  • GT4 - Estética, política e espaço público
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)

COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)