No romance Amada de Toni Morrison, a autora dá vida a personagens que contrariam alguns estereótipos já cristalizados no imaginário social a respeito das mulheres afrodiaspóricas. A construção das personagens femininas negras no romance vai ao encontro do conceito de Mulherismo Africana cunhado por Cleonora Hudson-Weems (2016). De acordo com esse conceito, a mulher negra é protagonista em sua comunidade, sendo assim portadora da vida e o canal para a regeneração espiritual dos ancestrais, portadora da cultura e do centro de organização social. Da mesma forma, em Amada, a mulher de diáspora africana, representada, principalmente, pelas personagens Sethe e Baby Suggs, é retratada como matriarca capaz de protagonizar a própria vida e regenerar a autoestima de toda uma comunidade negra em pleno período pós-abolicionista, nos Estados Unidos, em 1873, época intensamente permeada por vestígios físicos e psicológicos da escravidão. Tal abordagem contraria um cânone literário pautado em uma “história única” (Adichie, 2009), que reserva à mulher negra uma representação de subalternidade, infantilidade, exotismo e erotismo dos seus corpos. Como embasamento teórico a respeito da representação da identidade negra na literatura, gênero e Mulherismo Africana, serão utilizados os estudos de Evaristo (2005); Oyewùmí (2010); de Hudson-Weems (2016) e Dalcastagnè (2021).
O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).
Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver:
Literatura, artes e mídias
Materialidades do texto
Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
Estética, política e espaço público
Literatura e outros campos do conhecimento
O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.
Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje.
Comissão Organizadora
II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário
COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)
COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)