Imagens significativas em dois Autos de Natal: a adaptação cinematográfica do conto "Natal na barca", de Lygia Fagundes Telles

  • Autor
  • Nilton José Melo de Resende
  • Resumo
  • Publicado pela primeira vez em 1958, o conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, tornou-se curta-metragem: A Barca, filmado em 2019. Nesse Auto de Natal, como em toda a contística da autora, a escolha do tipo de voz narrativa é algo de muito relevo; além disso, o texto é permeado de elementos simbólicos, como objetos, gestuais e a espacialidade. Sendo suas narrativas compostas pelo não dito, tais elementos tornam-se conarradores, dizendo-nos o que talvez as personagens tentam escamotear. Muitos desses elementos são recorrentes na obra lygiana, o que faz com que seus outros significados sejam percebidos por causa do reconhecimento, que acontece pelo reencontro com algo já visto anteriormente em outra narrativa. Um desafio para a adaptação foi como levar para o cinema esse conto, sem reproduzir as simbologias típicas da obra de Lygia Fagundes Telles, que poderiam tornar-se “ilegíveis” num filme, e que ponto de vista utilizar na filmagem, de modo a permitir ao espectador o efeito de surpresa que o espera no fim da história. Partindo da condição de roteirista e diretor do curta-metragem, pretende-se tratar de tais aspectos.

     

  • Palavras-chave
  • Adaptação cinematográfica, Conto, Lygia Fagundes Telles
  • Área Temática
  • GT1 - Literatura, artes e mídias
Voltar

O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).

Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver: 

  1. Literatura, artes e mídias

  2. Materialidades do texto

  3. Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador

  4. Estética, política e espaço público

  5. Literatura e outros campos do conhecimento

O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.

Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje. 

 

Comissão Organizadora

II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário

  • GT1 - Literatura, artes e mídias
  • GT2 - Materialidades do texto
  • GT3 - Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
  • GT4 - Estética, política e espaço público
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)

COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)