Aproximar textos, abrir passagens

  • Autor
  • Amanda Dib da Silva de Almeida Ferreira
  • Resumo
  • Na abertura de A paixão segundo G.H., Clarice Lispector escreve “A possíveis leitores”: “a aproximação, do que quer que seja, se faz gradualmente e penosamente”. O encontro entre G.H., narradora e dona do apartamento, e Janair, mulher que trabalhara como empregada doméstica, expõe a distância, literal e metafórica, existente entre o living e o quarto de empregada. Neste trabalho, a entrada para o texto de Lispector parte do diário escrito por Carolina Maria de Jesus. Passando de um texto a outro, pode-se ler rastros de Quarto de despejo, 1960, em A paixão segundo G.H., 1964, sobretudo quando G.H. escreve acerca do cômodo que adentra para iniciar a arrumação da casa: “o quarto de empregada devia estar imundo, na sua dupla função de dormida e depósito de trapos”. No fragmento que dá título ao diário, Carolina Maria de Jesus escreve: “A favela é o quarto de despejo de uma cidade. Nós, os pobres, somos os trastes velhos”. As obras estabelecem pontes entre si para que se abra passagem: o quarto de despejo passa e adentra o romance de Lispector. Portanto, o objetivo principal é delinear um ato ou outro gesto de leitura: ler A paixão segundo G.H. com Quarto de despejo.

  • Palavras-chave
  • Literatura, Passagens, Leitura
  • Área Temática
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento
Voltar

O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).

Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver: 

  1. Literatura, artes e mídias

  2. Materialidades do texto

  3. Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador

  4. Estética, política e espaço público

  5. Literatura e outros campos do conhecimento

O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.

Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje. 

 

Comissão Organizadora

II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário

  • GT1 - Literatura, artes e mídias
  • GT2 - Materialidades do texto
  • GT3 - Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
  • GT4 - Estética, política e espaço público
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)

COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)