A história literária e médica do Sadomasoquismo: da imaginação à patologização e emancipação

  • Autor
  • Iara Ferreira Germano
  • Resumo
  • Enquanto conceitos, sadismo e masoquismo, existem há pouco mais de um século e, antes mesmo de serem uma invenção médica, são uma invenção literária. Ao analisar um exame genealógico da construção, representação e disputa em torno do significado dos atos sexuais identificados sob a rubrica do sadomasoquismo (SM), Paul J. Ramsour (2002) explica que, desde que fora problematizado pela Psiquiatria no final do século XIX, o SM é indissociável da ficção e da imaginação literária: primeiramente, porque a medicalização das práticas sexuais sadomasoquistas é realizada a partir da leitura que psiquiatras fizeram de obras literárias e, em segundo lugar, porque o SM, enquanto prática sexual, é inteiramente dependente da ficção e da imaginação dos praticantes. Neste trabalho, a partir da obra de Marquês de Sade e de A Vênus das Peles, de Sacher-Masoch, apresentamos como a Psiquiatria coopta a imaginação literária sadomasoquista aos nascentes estudos da Sexologia, de modo a produzirem discursos que preconizam os sujeitos sadomasoquistas como perversos e parafílicos. Apresentamos também como o SM, apesar do discurso patologizante, se desenvolve e se organiza emancipadamente dos discursos psiquiátricos que governam a percepção social que se tem de pessoas sadomasoquistas como doentes mentais e/ou criminosos.

  • Palavras-chave
  • Literatura erótica, Marquês de Sade, Sacher-Masoch
  • Área Temática
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento
Voltar

O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).

Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver: 

  1. Literatura, artes e mídias

  2. Materialidades do texto

  3. Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador

  4. Estética, política e espaço público

  5. Literatura e outros campos do conhecimento

O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.

Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje. 

 

Comissão Organizadora

II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário

  • GT1 - Literatura, artes e mídias
  • GT2 - Materialidades do texto
  • GT3 - Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
  • GT4 - Estética, política e espaço público
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)

COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)