Tristes trópicos e Triste trópico: reflexos entre o livro e o filme

  • Autor
  • Fernando Arantes Ferrão
  • Resumo
  • Constituímos o eixo de nossa proposta de comunicação oral baseados nos mais recentes resultados obtidos no âmbito de nossa pesquisa de doutorado, no PPGCL/UFRJ. Destarte, buscaremos então comparar os modelos de composição utilizados tanto na obra Tristes Trópicos (1955) – a partir do sentido conferido ao conceito de bricolage pelo próprio Claude Lévi-Strauss, em O Pensamento Selvagem (1962) –, quanto no longa-metragem Triste Trópico (1974) – consoante a definição sugerida pelo próprio cineasta Arthur Omar em “O antidocumentário, provisoriamente" (1978). Em outras palavras, apresentaremos uma leitura do livro do antropólogo francês enquanto “obra de montagem, [feita] à maneira de um filme de Jean Luc Godard” (LOYER, 2018, p. 381), e uma contemplação do filme do artista multimídia brasileiro como forma compósita, que logrou reunir tanto “séries de materiais (fotografias, almanaques, filme de carnaval, filme de família, gravura histórica etc), quanto de “séries de séries” […implicando] duas diferentes dimensões de séries, uma estética e outra temática (CASTRO, 2018, p. 196) –, logo, também composto à maneira de um filme de Godard.

  • Palavras-chave
  • Tristes Trópicos, bricolage, “antidocumentário”
  • Área Temática
  • GT1 - Literatura, artes e mídias
Voltar

O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).

Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver: 

  1. Literatura, artes e mídias

  2. Materialidades do texto

  3. Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador

  4. Estética, política e espaço público

  5. Literatura e outros campos do conhecimento

O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.

Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje. 

 

Comissão Organizadora

II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário

  • GT1 - Literatura, artes e mídias
  • GT2 - Materialidades do texto
  • GT3 - Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
  • GT4 - Estética, política e espaço público
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)

COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)