Prismas espaciais e a materialidade do texto

  • Autor
  • Gláucio Zani Alves
  • Resumo
  • Nas correntes teóricas humanísticas, a discussão sobre a categoria espaço atinge o apogeu, em termos de constituir um polo difusor, na França do final dos anos de 1960 e princípio dos anos de 1970, no contexto que se convencionou denominar estruturalista. Devido à sua repercussão, ainda hoje ativa, três textos são elementares para compreender não apenas os fatores que, em termos gerais, determinam no campo teórico das humanidades a problemática espacial, mas também as divergências, as potencialidades e os impasses específicos daquele contexto. Em sintonia com o pensamento estruturalista, mas cada qual a seu modo, os textos Sémiologie et urbanisme, de Roland Barthes, e Des espaces autres, de Michel Foucault, são ambos resultantes de conferências proferidas em 1967. Na posição contrária está La Production de L'espace, livro de Henri Lefebvre, em cujo texto introdutório, intitulado "Dessein de l'ouvrage", se formula a crítica aos pressupostos estruturalistas. Tais textos constituem tentativas de complexificação da abordagem do espaço. Fundamentado nesses três textos, este trabalho busca investigar se e como as materialidades dos textos relacionam-se com o prisma espacial, já que os textos, em maior ou menor grau, podem ser entendidos como espaços simbólicos que produzem significados e relações de poder.

  • Palavras-chave
  • Materialidade do texto, teoria do espaço literário, espaço, materialidade social.
  • Área Temática
  • GT2 - Materialidades do texto
Voltar

O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).

Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver: 

  1. Literatura, artes e mídias

  2. Materialidades do texto

  3. Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador

  4. Estética, política e espaço público

  5. Literatura e outros campos do conhecimento

O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.

Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje. 

 

Comissão Organizadora

II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário

  • GT1 - Literatura, artes e mídias
  • GT2 - Materialidades do texto
  • GT3 - Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
  • GT4 - Estética, política e espaço público
  • GT5 - Literatura e outros campos do conhecimento

COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)

COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)