Agatha Christie criou uma personagem que perdurou em sua obra, com significativa longevidade (em pelo menos sete romances e dois contos): a escritora policial Ariadne Oliver, com suas virtudes e manias, engajamentos e fragilidades. Levando em conta os rumores de que a personagem seja um possível alter ego da autora, este trabalho debruça-se sobre a cronologia de suas aparições (de O Detetive Parker Pyne/1934 a Os Elefantes Não Esquecem/1972) não só para confirmar traços que a aproximam ou a distanciam da autora, mas também para destacar outros aspectos, como: seu estatuto semiológico e suas relações com a mitologia; sua condição de engrenagem potencializadora da reflexão sobre metaficção policial; e, principalmente, o fato de ela não estar ali somente para assessorar as investigações de Hercule Poirot, mas de se tornar a própria agente construtora de realidades paralelas/alternativas, levando-nos à discussão sobre o multiverso. Acompanhamos, portanto, a trajetória de atuação de Ariadne Oliver, à luz dos fundamentos da semiótica, da psicanálise e da poética do pós-modernismo. Agregamos também à analise sua performance nas versões cinematográficas, tanto nos episódios das séries Poirot e Marple, quanto nas distintas adaptações de O Cavalo Amarelo (1961), romance em que Mrs. Oliver é a única investigadora da história.
O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).
Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver:
Literatura, artes e mídias
Materialidades do texto
Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
Estética, política e espaço público
Literatura e outros campos do conhecimento
O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.
Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje.
Comissão Organizadora
II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário
COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)
COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)