Vídeos caseiros (2021) é o livro mais recente publicado por Marcelo Montenegro, que, além de poeta e roteirista, trabalhou como sonoplasta e operador de luz em teatro. Catalogado como “coletânea/miscelânea”, Vídeos caseiros se mostra mais além dos limites pressupostos pelas categorias dos gêneros textuais. Longe de buscar uma categorização para o texto de Montenegro, este trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de composição dos textos publicados no livro, que envolve técnicas de seleção, montagem e sampleamento, considerando-se o que Nicolas Bourriaud (2009) denomina pós-produção, ou o que Mauro Gaspar, Fred Coelho (2005) e Leonardo Villa-Forte (2019) compreendem como escrita sampler. Ao reunir textos em prosa e em verso, com referências intertextuais e intermidiáticas (RAJEWSKI, 2012), a composição/montagem de Videos caseiros envolve procedimentos que reverberam a dissolução das fronteiras entre consumo e produção no processo criativo, constituindo como arte inespecífica, marcada pelo que Marjorie Perloff (2013) nomeia por poética da citacionalidade. Diante do exposto, com base em uma abordagem transdisciplinar dos estudos literários, e considerando-se as concepções de pós-produção, inespecificidade da arte e gênio não-original, espera-se percorrer os textos de Montenegro, de modo a compreender sua inscrição no contexto de expansões do campo literário.
O II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário, que será realizado presencialmente nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2023, em São Paulo, é promovido, conjuntamente, pelo LICEX - Grupo de Pesquisa Literatura em campo expandido, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGL/UPM), e pelo SEMIC - Grupo de Pesquisa Semióticas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduaçao em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGEL/UFMT).
Seu propósito é a criação de um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura tem, na contemporaneidade, abrigado uma perspectiva expandida, na qual se coloca em diálogo com outras artes e mídias, com outros campos do conhecimento, com a tecnologia, com a sociedade, com o mercado, com a política. Foi a partir dessas premissas que se criaram, para o evento, cinco grupos de trabalho por meio dos quais essas discussões poderiam se desenvolver:
Literatura, artes e mídias
Materialidades do texto
Literatura, tecnologias digitais e interação humano-computador
Estética, política e espaço público
Literatura e outros campos do conhecimento
O expressivo número de trabalhos submetidos para apreciação do Comitê científico, dos quais resultaram 162 comunicações aprovadas, parece-nos um forte indicativo da pertinência e da potência da temática norteadora do evento, que assim se confirma como importante espaço para o debate e a reflexões sobre a literatura na contemporaneidade.
Esperamos que, com esse Caderno de Resumos, ainda mais pesquisadores sintam-se instigados a participar desses debates e a refletir sobre questões caras às nossas vidas nos dias de hoje.
Comissão Organizadora
II Congresso Poéticas da Proximidade: expansões contemporâneas do literário
COMISSÃO ORGANIZADORA
Maria Elisa Rodrigues Moreira (Presidente - UPM)
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
Alleid Ribeiro Machado (UPM)
Valéria Bússola Martins (UPM)
Thiago Pereira da Costa (UPM)
Joyce da Silva Nascimento (SEMIC)
Juan Ferreira Fiorini (SEMIC/LICEX)
Lion Santiago Tosta (SEMIC)
Laís Gerotto de Freitas Valentim (LICEX)
Selma Amaral de Freitas (LICEX)
Janaína Santos Silva Soggia (LICEX)
Mariana Amargós Vieira (SEMIC/LICEX)
Natanael Peres Fernandes (LICEX)
Giovanna Suleiman das Dores (SEMIC/LICEX)
COMITÊ CIENTÍFICO
Alberto Bejarano (Instituto Caro y Cuervo)
Ana Lúcia Trevisan (UPM)
Bruna Fontes Ferraz (CEFET-MG)
Fábio Messa (UFPR)
Glória Vergara (UCol)
Juan Ferreira Fiorini (LICEX/SEMIC)
Leonardo Soares (UFU)
Marisa Lajolo (UPM)
Mónica Bueno (UNMDP)
Paulo Custódio (UFGD)
Vanessa Brandão (UFMG)