Recursos didáticos em Educação Matemática - 22

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA QUE TRABALHAM A LINGUAGEM CULTURAL NA MODALIDADE EJA

Antônio Lopes da Silva Neto , Givaldo da Silva Pereira , Maria Veralucia da Silva Máximo , Miriam Correia da Silva , Simone Mendes da Rocha Pimentel

APLICAÇÃO DE JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Alberto Azevedo da Silva , Ednéia Santos Bezerra da Silva , Eryca Millene Laurindo da Silva , Michelle Cardoso da Silva , Miriam Correia da Silva

O USO DE UM QUEBRA-CABEÇA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO

Geniely Barbosa da Silva , Ivânia Pereira da Costa , Jacielma Dantas dos Santos , Joelma Ferreira Martins da Rocha , Márcia da Silva Santos Portela

Relato de Experiência – Minicurso de Noções Excel com WPS Office na Semana da Matemática do IFAL

Andrey Willian Angelo Rijo , Arlyson Alves do Nascimento , Rodrigo Cardoso Menezes , Rodrigo Medeiros dos Santos , Thiago da Silva Pereira

Relato de Experiência: Práticas Inclusivas no Ensino de Geometria com Jogos Pedagógicos

Emylli Joyce dos Santos Souza , Eyshila Carlos da Silva , Gabrielly Beatriz Reis Melo , Mayara Gonçalves Pereira da Silva , Shayane Carlos da Silva

VAMOS ÀS COMPRAS ATIVIDADE MATEMÁTICA REALIZADA NO LABORATÓRIO ITINERANTE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Daniela Araujo Nascimento , Emmily Thais Almeida Silva , Júlia Pereira de Santana , Miriã Eduarda Melo Pereira , Renata Sá de Jesus Barbosa

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A realização do 4º COLÓQUIO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS sob tema: “Educação Matemática e Cenários Investigativos: da formação de professores à ação pedagógica” justifica-se em função da constante necessidade de reflexões sobre o ensino de Matemática e sua problemática no campo da educação infantil e anos iniciais, ao integrar as interpretações e vertentes da carência de eventos nesse contexto, para as quais possamos refletir e problematizar sobre a sua importância desde a formação do pedagogo e suas vivências ao longo da sua trajetória profissional. Um dos propósitos fundantes é, sobretudo, fortalecer o intercambio sobre o ensino de Matemática entre a formação do pedagogo e a Educação Básica, de modo particular, a Educação Infantil e Anos Iniciais, a fim de reforçar o compromisso da UFAL para com a Educação pública de Alagoas e o desenvolvimento de práticas educativas para o ensino de Matemática tendo como ênfase o desenvolvimento dos alunos nesta área do conhecimento, seja nos aspectos intelectuais, cognitivos e principalmente os atitudinais.

Comissão Organizadora

Os trabalhos submetidos deverão ser em formato de COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (entre 8 e 12 páginas.) ou RELATO DE EXPERIÊNCIA (entre 6 e 10 páginas) conforme template.

  • Serão considerados para a seção Comunicação Científica os textos que tratarem de pesquisas concluídas dos tipos: estudo empírico, bibliográfica, documental, revisão de literatura, ensaio teórico etc.
  • Serão considerados para a seção Relato de Experiência os textos que abordem atividades desenvolvidas em sala de aula nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com foco em práticas de ensino e em experiências de aprendizagem.

Cada participante poderá submeter até 5 (cinco) trabalhos, independentemente de configurar como autoria principal ou coautoria.

Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) pessoas, sendo 1(um) autor e 4(quatro) coautores.

Para submeter o trabalho é necessário que autor e coautor estejam com a inscrição paga no evento.

Serão publicados nos anais do evento, somente as comunicações científicas ou relatos de experiências que foram apresentados no Colóquio.

(ISSN: 2764 - 9059)

O conteúdo apresentado nos trabalhos é de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores deverão realizar a revisão ortográfica e arcar com as responsabilidades de sua produção.

Os textos serão avaliados para apresentação por uma comissão científica que avaliará sua pertinência quanto ao tema e metodologia.

De acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação da comissão, será definida a participação ou não do trabalho no evento. Os autores serão informados por e-mail por decisão da comissão com “Aceite” ou “Não Aceite”.

Os autores responsáveis pelos trabalhos aceitos e apresentados no evento receberão certificado correspondente ao tema intitulado no trabalho.

Serão aceitos trabalhos que estejam em conformidade com os Eixos temáticos:

  1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática
  2. Formação de professores para o ensino de Matemática
  3. Recursos didáticos em Educação Matemática

Sobre os Eixos Temáticos...

1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática

Ementa: O eixo de práticas pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia a dia das salas de aula. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática, relacionados a resolução de problemas, recursos didáticos, tecnologias digitais da informação e comunicação, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática e filosofia da matemática.

2. Formação de professores para o ensino de Matemática

Ementa: Este eixo engloba trabalhos na formação inicial e continuada de professores (aprendizagem docente, desenvolvimento profissional e políticas públicas de formação) para o ensino de Matemática e seus processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática.

3. Recursos didáticos em Educação Matemática

Ementa: Estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, principalmente materiais impressos como livros didáticos e materiais didáticos institucionais, além de materiais manipuláveis, jogos e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes.

  • Práticas pedagógicas em Educação Matemática
  • Formação de professores para o ensino de Matemática
  • Recursos didáticos em Educação Matemática

Área temática - 34 resultados

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Caracterização Físico-Química de sabugo de milho (Zea Mays L.) in natura e pré-tratado para aplicação como bioadsorventes

Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

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Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza

Comissão Científica

Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Carlos Alberto de Vasconcelos (UFS)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Dra. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Dr. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SEDUC-AL)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho (UFPE)
Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza (CEDU/UFAL)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)
Profa. Dra. Viviane de Oliveira Santos (IM/UFAL)
Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE)
Profa. Dra. Elaine dos Reis Soeira (IF Baiano)
Prof. Dr. André Luiz Alves (GETIC/UNIT)

 

Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA)

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Centro de Educação - CEDU

Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins

CEP: 57.072-900

E-mail: gptpem.al@gmail.com