DESVENDANDO OS NÚMEROS NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO: UMA OFICINA LÚDICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS

  • Autor
  • Milena Cristina dos Santos
  • Co-autores
  • Williane Costa Ferreira , Itamira Pimentel Torres , Luciana Castella Borda , Kristhianny Maria da Rocha Pantaleão dos Santos
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Matemática significativa. Ludicidade. Formação docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação de professores para o ensino de Matemática
Voltar Download

A realização do 4º COLÓQUIO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS sob tema: “Educação Matemática e Cenários Investigativos: da formação de professores à ação pedagógica” justifica-se em função da constante necessidade de reflexões sobre o ensino de Matemática e sua problemática no campo da educação infantil e anos iniciais, ao integrar as interpretações e vertentes da carência de eventos nesse contexto, para as quais possamos refletir e problematizar sobre a sua importância desde a formação do pedagogo e suas vivências ao longo da sua trajetória profissional. Um dos propósitos fundantes é, sobretudo, fortalecer o intercambio sobre o ensino de Matemática entre a formação do pedagogo e a Educação Básica, de modo particular, a Educação Infantil e Anos Iniciais, a fim de reforçar o compromisso da UFAL para com a Educação pública de Alagoas e o desenvolvimento de práticas educativas para o ensino de Matemática tendo como ênfase o desenvolvimento dos alunos nesta área do conhecimento, seja nos aspectos intelectuais, cognitivos e principalmente os atitudinais.

Comissão Organizadora

Os trabalhos submetidos deverão ser em formato de COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (entre 8 e 12 páginas.) ou RELATO DE EXPERIÊNCIA (entre 6 e 10 páginas) conforme template.

  • Serão considerados para a seção Comunicação Científica os textos que tratarem de pesquisas concluídas dos tipos: estudo empírico, bibliográfica, documental, revisão de literatura, ensaio teórico etc.
  • Serão considerados para a seção Relato de Experiência os textos que abordem atividades desenvolvidas em sala de aula nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com foco em práticas de ensino e em experiências de aprendizagem.

Cada participante poderá submeter até 5 (cinco) trabalhos, independentemente de configurar como autoria principal ou coautoria.

Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) pessoas, sendo 1(um) autor e 4(quatro) coautores.

Para submeter o trabalho é necessário que autor e coautor estejam com a inscrição paga no evento.

Serão publicados nos anais do evento, somente as comunicações científicas ou relatos de experiências que foram apresentados no Colóquio.

(ISSN: 2764 - 9059)

O conteúdo apresentado nos trabalhos é de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores deverão realizar a revisão ortográfica e arcar com as responsabilidades de sua produção.

Os textos serão avaliados para apresentação por uma comissão científica que avaliará sua pertinência quanto ao tema e metodologia.

De acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação da comissão, será definida a participação ou não do trabalho no evento. Os autores serão informados por e-mail por decisão da comissão com “Aceite” ou “Não Aceite”.

Os autores responsáveis pelos trabalhos aceitos e apresentados no evento receberão certificado correspondente ao tema intitulado no trabalho.

Serão aceitos trabalhos que estejam em conformidade com os Eixos temáticos:

  1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática
  2. Formação de professores para o ensino de Matemática
  3. Recursos didáticos em Educação Matemática

Sobre os Eixos Temáticos...

1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática

Ementa: O eixo de práticas pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia a dia das salas de aula. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática, relacionados a resolução de problemas, recursos didáticos, tecnologias digitais da informação e comunicação, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática e filosofia da matemática.

2. Formação de professores para o ensino de Matemática

Ementa: Este eixo engloba trabalhos na formação inicial e continuada de professores (aprendizagem docente, desenvolvimento profissional e políticas públicas de formação) para o ensino de Matemática e seus processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática.

3. Recursos didáticos em Educação Matemática

Ementa: Estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, principalmente materiais impressos como livros didáticos e materiais didáticos institucionais, além de materiais manipuláveis, jogos e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes.

  • Práticas pedagógicas em Educação Matemática
  • Formação de professores para o ensino de Matemática
  • Recursos didáticos em Educação Matemática

Comissão Científica

Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Carlos Alberto de Vasconcelos (UFS)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Dra. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Dr. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SEDUC-AL)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho (UFPE)
Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza (CEDU/UFAL)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)
Profa. Dra. Viviane de Oliveira Santos (IM/UFAL)
Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE)
Profa. Dra. Elaine dos Reis Soeira (IF Baiano)
Prof. Dr. André Luiz Alves (GETIC/UNIT)

 

Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA)

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Centro de Educação - CEDU

Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins

CEP: 57.072-900

E-mail: gptpem.al@gmail.com

Anais do 4º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais

Volume: 4

Ano: 2025

ISSN: 2764-9059

 

COORDENADOR GERAL DO EVENTO

Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira (CEDU/UFAL)

COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Carlos Alberto de Vasconcelos (UFS)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Dra. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Dr. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SEDUC/AL)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho (UFPE)
Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza (CEDU/UFAL)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)
Profa. Dra. Viviane de Oliveira Santos (IM/UFAL)
Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE)
Profa. Dra. Elaine dos Reis Soeira (IF Baiano)
Prof. Dr. André Luiz Alves (GETIC/UNIT)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adilene do Nascimento Alves
Ana Paula Lopes de Lima
Andressa Cristina de Oliveira Teodisio
Angélica Ferreira Cravo
Anielly Ildefonso Santos Lopes
Carolina Acácia de Souza Boia Teodozio
Cássia Vanesa de Sousa Silva
Deborah Layanna Eloi de Almeida
Denise Santos da Silva
Diogo Meurer de Souza Castro
Emanuele Kamila Farias Souza
Erisson Rodrigues de Santana
Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva
Eyshila Carlos da Silva
Franciscleide do Nascimento Rodrigues
Gilmar Teodozio Silva
Henrique dos Santos
Ilson Mendonça Soares Prazeres
Jacielma Dantas dos Santos
Jaqueline Dhenieffe dos Santos
Joenneyres Raio de Souza Amancio
João Victor da Silva Gabriel
José Diógenes dos Santos Filho
José Renato Florentino de Lima
Márcia da Silva Santos Portela
Mariana Tenório da Silva Lima
Martone dos Santos Moura
Maryana Pereira Almeida Lopes
Milena Cristina dos Santos
Pauline Nathaly Bezerra da Silva
Paulo Henrique dos Santos
Rafaele da Silva Santos
Raphael de Oliveira Freitas
Rosemeire Roberta de Lima
Simone Silva da Fonseca
Wilker Araújo de Melo
Williane Costa Ferreira
Shayane Carlos da Silva
Sthefanie Louise Oliveira Peixoto
Stefane Vieira de Oliveira

Autor Corporativo

Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Centro de Educação (CEDU)

Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins

CEP: 57.072-900

E-mail: gptpem.al@gmail.com

Periodicidade: Bianual

Idiomas: Português

Responsável pela publicação: Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA) e Doity