EWERTON ROOSEWELT BERNARDO DA SILVA
Anielly Ildefonso Santos Lopes , Katisshaline Fazane dos Santos
Geraldo Ferreira Barbosa Filho , Willian Pereira dos Santos
DIOGO MEURER DE SOUZA CASTRO , STHEFFANIE LOUISE OLIVEIRA PEIXOTO
Dara Lídia Ferreira Souza , Fernanda Joyce Barbosa dos Santos
Max Dayve de Lima Fiel , Weberson dos Santos Silva
Daniel César Carvalho , Gilmar Teodozio Silva
Ana Caroline Oliveira da Silva , Ezequias Rodrigues da Silva , Mariah Silva Correia
Leila Carla dos Santos Quaresma
Anielly Ildefonso Santos Lopes , Márcia da Silva Santos Portela
Eressiely Batista Oliveira Conceição , Lucas Rafael Leite de Oliveira , Renata Sá de Jesus Barbosa
Angélica Ferreira Cravo
Alice Estefanie Pereira da Silva , Vitor Marinho Silva
Camille Amorim Vilas Bôas Souza , Denize da Silva Souza , Emmily Thaís Almeida Silva
Denize da Silva Souza , Júlia Pereira de Santana
Cleonice da Silva Souza , Maria das Graças Lima Santana , Michelle Cardoso da Silva Souza
Klinger Teodoro Ciríaco , Lucas de Aguiar Lima
Fernando Schlindwein Santino , Klinger Teodoro Ciríaco
Larissa Torres Gouveia de Souza , Mirian Rachel de Araújo Berto , Monique Lima dos Santos
Daniela Costa Souza
Rita de Cássia Calazans Lemos Santana , Sandra Maria Pinto Magina
A realização do 3º COLÓQUIO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS sob tema: “Criatividade e Inovação na Educação Matemática: da investigação à sala de aula” justifica-se em função da constante necessidade de reflexões sobre o ensino de Matemática e sua problemática no campo da educação infantil e anos iniciais, ao integrar as interpretações e vertentes da carência de eventos nesse contexto, para as quais possamos refletir e problematizar sobre a sua importância desde a formação do pedagogo e suas vivências ao longo da sua trajetória profissional. Um dos propósitos fundantes é, sobretudo, fortalecer o intercambio sobre o ensino de Matemática entre a formação do pedagogo e a Educação Básica, de modo particular, a Educação Infantil e Anos Iniciais, a fim de reforçar o compromisso da UFAL para com a Educação pública de Alagoas e o desenvolvimento de práticas educativas para o ensino de Matemática tendo como ênfase o desenvolvimento dos alunos nesta área do conhecimento, seja nos aspectos intelectuais, cognitivos e principalmente os atitudinais.
Comissão Organizadora
Os trabalhos submetidos deverão ser em formato de resumo expandido (máximo 2 páginas) conforme template.
Cada inscrição no evento dará direito a inscrever 3 (três) trabalhos seja como autor ou coautor.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2(dois) coautores.
Para submeter o resumo expandido é necessário que autor e coautor estejam com a inscrição paga no evento.
Serão publicados nos anais do evento, somente os resumos expandidos que foram apresentados no Colóquio.
(ISSN: 2764 - 9059)
O conteúdo apresentado nos resumos expandidos é de inteira responsabilidade de seus autores. Os autores deverão realizar a revisão ortográfica e arcar com as responsabilidades de sua produção.
Os textos serão avaliados para apresentação por uma comissão científica que avaliará sua pertinência quanto ao tema e metodologia.
De acordo com os critérios estabelecidos e com a avaliação da comissão, será definida a participação ou não do trabalho no evento. Os autores serão informados por e-mail por decisão da comissão com “Aceite” ou “Não Aceite”.
Os autores responsáveis pelos trabalhos aceitos e apresentados no evento receberão certificado correspondente ao tema intitulado no trabalho.
Serão aceitos trabalhos que estejam em conformidade com os Eixos temáticos:
Sobre os Eixos Temáticos...
1. Práticas pedagógicas em Educação Matemática
Ementa: O eixo de práticas pedagógicas privilegia propostas que tenham referência direta no dia a dia das salas de aula. Desse modo, em boa medida, receberá trabalhos que se vinculem mais intimamente às experiências trazidas do cotidiano das instituições educacionais com o ensino e a aprendizagem da Matemática, relacionados a resolução de problemas, recursos didáticos, tecnologias digitais da informação e comunicação, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática e filosofia da matemática.
2. Formação de professores para o ensino de Matemática
Ementa: Este eixo engloba trabalhos na formação inicial e continuada de professores (aprendizagem docente, desenvolvimento profissional e políticas públicas de formação) para o ensino de Matemática e seus processos de constituição da identidade docente tanto para o professor que ensina Matemática.
3. Recursos didáticos em Educação Matemática
Ementa: Estudos e experiências que abordem o uso de diferentes recursos didáticos na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico, principalmente materiais impressos como livros didáticos e materiais didáticos institucionais, além de materiais manipuláveis, jogos e demais recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem da matemática por professores e estudantes.
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Comissão Científica
Prof. Dr. Américo Junior Nunes da Silva (UNEB)
Prof. Dr. Carlos Alberto de Vasconcelos (UFS)
Profa. Ms. Claudene Ferreira Mendes Rios (UNEB)
Profa. Dra. Cynara Maria da Silva Santos (UNCISAL/SEMED)
Prof. Dr. José Dilson Beserra Cavalcanti (UFPE)
Prof. Dr. Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)
Prof. Ms. Lemerton Matos Nogueira (UPE/Petrolina)
Profa. Dra. Maria Deusa Ferreira da Silva (UESB/Vitória da Conquista)
Profa. Dra. Mercedes Carvalho (CEDU/UFAL)
Profa. Dra. Mirian Ferreira de Brito (UNEB)
Prof. Dr. Raphael Oliveira de Freitas (SENAC)
Profa. Dra. Simone Silva da Fonseca (SEMED/Limoeiro de Anadia)
Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho (UFPE)
Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza (CEDU/UFAL)
Profa. Ms. Vanessa da Silva Alves (UFAL/Arapiraca)
Profa. Dra. Viviane de Oliveira Santos (IM/UFAL)
Profa. Dra. Rosinalda Aurora de Melo Teles (UFPE)
Profa. Dra. Elaine dos Reis Soeira (IF Baiano)
Prof. Dr. André Luiz Alves (GETIC/UNIT)
Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA)
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Centro de Educação - CEDU
Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro dos Martins
CEP: 57.072-900
E-mail: gptpem.al@gmail.com