INTRODUÇÃO: Segundo o guia de terminologia do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids¹, O estigma é um processo dinâmico depreciativo, que retarda o diagnóstico, tratamento e afeta a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV¹. Tal fato constata-se pela vagarosidade na iniciação e continuidade ao tratamento, decorrente dos estereótipos reproduzidos socialmente, ainda mais evidenciados durante a pandemia de Covid-19. OBJETIVO: Relatar experiência de acadêmicas de enfermagem diante da construção de educação em saúde utilizando mídias digitais, evidenciando os impactos dos estigmas e da pandemia de COVID-19 na vida de pessoas soropositivas para o HIV. MÉTODOS: As atividades foram publicadas via plataforma Instagram de um projeto de extensão universitária, visando ampliar o conhecimento e reduzir os estigmas, pautado em ações de educação em saúde, realizadas em abril de 2021. RESULTADOS/DISCUSSÃO: As ações foram idealizadas visibilizando a temática frente à pandemia de COVID-19, por meios de postagens no Instagram sobre a influência dos estigmas na baixa adesão ao tratamento, usando a educação em saúde estrategicamente para conscientizar e incentivar a testagem e o tratamento, totalizando 5763 reproduções e 27 comentários. CONCLUSÃO: Os emergentes impactos do estigma atrelados à pandemia de Covid-19 evidenciaram a necessidade de ampliar educação em saúde para a redução dos estigmas às pessoas soropositivas. Para fins de biossegurança, as atividades foram desenvolvidas digitalmente, atendendo às exigências sanitárias, atingindo o objetivo por um alcance considerável de pessoas.
CONGRESSO ACADÊMICO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNICAMP
1ª EDIÇÃO
REALIZAÇÃO: 06 E 07 DE NOVEMBRO DE 2021
MODALIDADE ONLINE
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