A implantação da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), mostrou significativa para redução da incidência ao HIV. Os profissionais de saúde exercem um papel importante na prescrição desta profilaxia, principalmente para a população de risco. No entanto, ainda é reduzido o número de profissionais da saúde que conhecem a PrEP, que possuem domínio e capacitação para essa prescrição. Como consequência, as informações acerca dos benefícios da PrEP não alcançam as populações de maior risco para contaminação do HIV, e podem ser negligenciadas por profissionais de saúde que desconhecem e não fazem a utilização dos meus de educação em saúde para abordar acerca da prevenção do HIV, assim como prevenção junto aos comportamentos de risco e vulneráveis. O objetivo deste trabalho foi de verificar o conhecimento, práticas e obstáculos enfrentados pelos profissionais de saúde para recomendarem a PrEP, por meio de uma revisão integrativa de literatura com artigos publicados entre 2015 e 2020 nas bases de dados PubMed e Science Direct. A seleção dos descritores foi mediante consulta ao Mesh, sendo definidos “Health care”, PrEP, behavior e knowledge. Foram encontrados 198 artigos na filtragem inicial, dos quais 15 foram lidos e analisados na integra. As pesquisa, em sua grande prevalência foram realizadas com especialistas em HIV, como médicos, enfermeiros e assistentes médicos. Os estudos demonstraram que a falta de conhecimento, treinamento, custos e dificuldade de comunicação com o paciente levam o profissional a ter insegurança nesta prescrição, necessitando assim de capacitações e preparo, para garantir e aumentar a prescrição segura da PrEP.
CONGRESSO ACADÊMICO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNICAMP
1ª EDIÇÃO
REALIZAÇÃO: 06 E 07 DE NOVEMBRO DE 2021
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