Introdução: Hábitos de higiene adequados são essenciais para a prevenção de doenças e no contexto atual evita a disseminação da Covid 19. Os ambientes escolares, neste sentido, são apontados como locais de risco para transmissão de patógenos. Desse modo, surge a necessidade de abordar de forma lúdica esta temática com as crianças, em especial as em idade escolar visto o retorno às escolas em período pandêmico. Objetivo: Desenvolver um jogo de tabuleiro para o público infantil, em idade escolar, sobre educação e saúde:SARS-COV19. Método: Foi realizado estudo do tipo descritivo, aplicado e metodológico, guiado por 3 fases do referencial metodológico do Child Centered Game Development, proposto por Moser: Análise, Conceito e Design. Resultados: O protótipo de baixa fidelidade do jogo foi criado em microsoft powerpoint versão 2010. O jogo, batizado de “Sem Contágio, proporciona, através do lúdico, a possibilidade das crianças em idade escolar vivenciarem comportamentos positivos e negativos em relação a sua segurança e de seus amigos e familiares frente a transmissão e possibilidade de contágio da covid-19, sobretudo no retorno escolar. Conclusão:O retorno escolar em meio a pandemia SARS-COV19 é algo novo e que trouxe desafios para o contexto da educação em saúde, necessitando de formas estratégicas para que fosse abordada com o público infantil. O protótipo criado será aplicado assim que houver reabertura do campo de pesquisa, como um eficaz meio de proporcionar aprendizagem às crianças quanto aos cuidados neste cenário pandêmico e retorno escolar.
CONGRESSO ACADÊMICO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNICAMP
1ª EDIÇÃO
REALIZAÇÃO: 06 E 07 DE NOVEMBRO DE 2021
MODALIDADE ONLINE
CONTATO: cafeu@unicamp.br