Introdução: A satisfação do paciente pode ser definida como o grau de equivalência entre as expectativas de uma pessoa com a realidade que encontra. É uma importante medida para a avaliação da qualidade da assistência, e tem como um de seus principais componentes no ambiente hospitalar a satisfação com os cuidados de enfermagem. O ambiente de uma Unidade de Emergência comporta inúmeros eventos de alta complexidade e intensidade, que interferem psicologicamente na equipe de saúde e no estado de estresse do paciente. Objetivo: Conhecer as percepções dos pacientes internados nas unidades de emergência a fim de se identificar práticas que podem ser aprimoradas. Metodologia: Estudo quantitativo transversal, realizado em uma unidade de emergência de um hospital escola de Campinas – São Paulo, com a coleta de dados através do questionário Newcastle Satisfaction with Nursing Scales validado para a cultura brasileira, sob o parecer 4.351.703. Resultados definitivos: Os achados mostram usuários com boas vivências na relação com a equipe de enfermagem de ordem técnica, prestação de cuidados, avaliação das necessidades do paciente, comunicação, relacionamento e acessibilidade dos profissionais. Conclusão: É percebida a alta demanda de trabalho e a baixa disponibilidade de tempo individual para cada paciente. Apresentam-se como itens passíveis de melhoria a demanda de trabalho para cada profissional, relação equipe-familiar, estrutura que facilite o cuidado humanizado e o papel formativo do cidadão como protagonista do próprio cuidado, fornecendo informações necessárias e proporcionando abertura para diálogo.
CONGRESSO ACADÊMICO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNICAMP
1ª EDIÇÃO
REALIZAÇÃO: 06 E 07 DE NOVEMBRO DE 2021
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