INTRODUÇÃO: As doenças mentais são alterações que, na maioria das vezes, desenvolve sinais na infância. Entende-se, hoje, que dificuldades emocionais e comportamentais na primeira infância nem sempre são fases transitórias do desenvolvimento normal. Considera-se o ambiente escolar como algo fundamental no processo de identificação de fatores preditivos de algum sofrimento infantil. OBJETIVOS: Identificar aspectos da saúde mental de crianças da primeira infância, sob a concepção dos educadores. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 30 professores de 387 crianças, da faixa etária entre dois e seis anos, matriculadas em duas escolas públicas municipais. Para a coleta de dados, aplicou-se o Questionário de Capacidades e Dificuldades– SDQ, composto por 25 itens organizados nas seguintes subescalas: hiperatividade, sintomas emocionais, problemas de conduta, relações interpessoais e comportamento pró-social. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Piauí, sob parecer 2.948.491. RESULTADOS: A média da idade encontrada dos 387 alunos foi de 3,7 anos, com discreto predomínio masculino. Quanto à escala SDQ, identificou-se que 86,8% de crianças tinham desenvolvimento normal, 5,4% desenvolvimento limítrofe e 7,8% anormal. Quando aos sintomas emocionais destaca-se o item “Fica inseguro quando tem que fazer alguma coisa pela primeira vez, facilmente perde a confiança em si mesmo”, que houve 16% assinalados como verdadeiro. Em relação à subescala de problemas de conduta, 10% afirmam que as crianças “Frequentemente têm acessos de raiva ou crises de birra”. Na subescala de sinais de hiperatividade o item 15, “Facilmente perde a concentração” foi observado em 18% das crianças. No que se refere à questão de problemas de relacionamento com os colegas, não foi evidenciado dificuldades de relacionamentos; visto que a maioria “Tem pelo menos um bom amigo ou amiga” (71%). CONCLUSÃO: A pesquisa identificou que as crianças possuem desenvolvimento satisfatório e uma boa saúde mental. Além disso, esse estudo mostrou-se eficiente por rastrear prováveis problemas de saúde mental de crianças na escola, oferecendo elementos necessários não para definição de um diagnóstico, mas para elementos de conhecimento acerca da temática e análise da situação de saúde mental em crianças.
O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.
Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.
Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria de Goiás
Comissão Organizadora
Rogério Fagundes Vicete
Deborah Gerrane Damásio Nascimento
Nalianna Alcântara de Queiroz
Isadora de Assis Moraes Souza
Mariana Akemy Lopes Iuasse
Alessa
Amanda Malheiros
Brunna Leonel Machado
Comissão Científica
Laura Vitória Melo Gomes
Mariana Blanco
Sibelle Moreira Fagundes
Barbara Cardoso
Bruno Eduardo Pádua Resende Sartin
Nicolle Lima Mutão Stival
Flávia Ferreira Costa
Rafaella Leal de Godoi Mesquita
cientificocalped@gmail.com
rogeriofv@hotmail.com