INTRODUÇÃO: A depressão é um transtorno do humor grave, que pode ocorrer em todas as faixas etárias. Nas crianças, pode prejudicar várias áreas do desenvolvimento, além de prognosticar episódio de depressão mais grave na fase adulta. Baseado no diagnóstico, que deve ter como requisito básico uma profunda avaliação da sintomatologia, torna-se possível o tratamento. Este deve ser iniciado o mais breve possível. OBJETIVOS: Obter evidências da literatura cientifica já publicada acerca da abordagem psicofarmacológica no tratamento da depressão infantil. METODOLOGIA: Trata-se de uma Revisão Integrativa, que teve como critérios de elegibilidade: pesquisas publicadas entre abril/2002 a março de 2022, sem restrições de idiomas e que apresentaram informações acerca do assunto. O levantamento bibliográfico ocorreu nas bases: MEDLINE via PubMed, EMBASE, SCOPUS, LILACS e BVS. RESULTADOS: Os fármacos não são considerados a primeira escolha para o tratamento da depressão infantil, porém em alguns casos, após avaliação profissional, ele pode ou não associar à farmacoterapia com antidepressivos ou antipsicóticos, nos casos em que houver necessidade. Os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) atualmente são considerados os agentes de primeira escolha, principalmente por sua segurança em relação aos riscos reduzidos, sendo a fluoxetina o único agente aprovado pela FDA para uso na depressão em crianças, tendo o seu uso adequado em crianças a partir dos 8 anos de idade. Fármacos como sertralina e o citalopram, também pertencentes a essa classe demonstraram eficácia nesses casos, porém mostrando-se mais efetivos em adolescentes. CONCLUSÕES: Existe uma carência de estudos investigando a eficácia dos antidepressivos para crianças, o que dificulta uma abordagem direcionada, específica e efetiva para esse grupo, mas existe um conjunto de evidências que sugere que os ISRSs, sobretudo a fluoxetina eficazes e bem tolerados no tratamento da depressão pediátrica.
O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.
Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.
Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria de Goiás
Comissão Organizadora
Rogério Fagundes Vicete
Deborah Gerrane Damásio Nascimento
Nalianna Alcântara de Queiroz
Isadora de Assis Moraes Souza
Mariana Akemy Lopes Iuasse
Alessa
Amanda Malheiros
Brunna Leonel Machado
Comissão Científica
Laura Vitória Melo Gomes
Mariana Blanco
Sibelle Moreira Fagundes
Barbara Cardoso
Bruno Eduardo Pádua Resende Sartin
Nicolle Lima Mutão Stival
Flávia Ferreira Costa
Rafaella Leal de Godoi Mesquita
cientificocalped@gmail.com
rogeriofv@hotmail.com