INTRODUÇÃO: A cranioestenose é o fechamento prematuro de uma ou mais suturas cranianas, que levam a modificações no formato do crânio, as consequências vão além da deformidade e pode se observar um desenvolvimento afetado do sistema nervoso central. Assim, as deformidades cranianas são queixas comuns nos consultórios, observadas nas primeiras semanas de vida da criança. Nota-se, atualmente casos de negligência por parte familiar da criança; a não aceitação, fruto da falta de conhecimento sobre as complicações da patologia craniana. OBJETIVO: Identificar a importância do diagnóstico precoce da cranioestenose.METODOLOGIA:O presente trabalho é uma revisão sistemática. Utilizou-se as bases de dados PubMed e SciELO. Como critério de busca, utilizou-se os unitermos: “cranioestenose”, “deformidade craniana” e “cranial abnormality” e artigos, que se limitaram em um período entre 2006 a 2021. Foram selecionados os estudos mais atuais, baseados em evidências, na íntegra e com linguagem clara e direta, totalizando 13 artigos inclusos.RESULTADOS: As fusões prematuras das suturas cranianas podem causar hipertensão intracraniana (HIC), distúrbios na fala, audição, visuais e cognitivos que podem causar sérias consequências na saúde da criança. Várias teorias tentam explicar o fechamento precoce das suturas, como fatores ambientais e genéticos, que são estudadas as mutações de genes. O diagnóstico pode ser feito ainda na fase intrauterina, através de exames de imagens, como ultrassonografia e ressonância magnética. Após o nascimento, o diagnóstico é feito através da anamnese detalhada, em que é questionado se a deformidade está presente desde o nascimento. A confirmação diagnóstica é feita através de exame físico e exame complementar de imagem, como reconstrução de TC em 3D e ultrassonografia transfontanela, em que são visualizados o fechamento precoce da sutura craniana. O tratamento consiste na cirurgia, que deve ser realizada entre o sexto ao nono mês de vida, devido ao caráter maleável do crâneo nessa idade. Assim, impossibilitando eventuais consequências na saúde da criança.CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o diagnóstico precoce da cranioestenose é crucial para melhores resultados cirúrgicos. Diante disso, a orientação a população sobre a deformidade craniana é de suma importância para anteceder diagnósticos e obter bons resultados no tratamento sem que haja consequências no desenvolvimento da criança.
O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.
Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.
Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria de Goiás
Comissão Organizadora
Rogério Fagundes Vicete
Deborah Gerrane Damásio Nascimento
Nalianna Alcântara de Queiroz
Isadora de Assis Moraes Souza
Mariana Akemy Lopes Iuasse
Alessa
Amanda Malheiros
Brunna Leonel Machado
Comissão Científica
Laura Vitória Melo Gomes
Mariana Blanco
Sibelle Moreira Fagundes
Barbara Cardoso
Bruno Eduardo Pádua Resende Sartin
Nicolle Lima Mutão Stival
Flávia Ferreira Costa
Rafaella Leal de Godoi Mesquita
cientificocalped@gmail.com
rogeriofv@hotmail.com