DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DA CRIANÇA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

  • Autor
  • Letícia Lacerda Cardoso
  • Co-autores
  • Kamila Duarte Serafim , Natália Meneses da Cunha , Taynara Teixeira Avila , Yohanna Rafaela Costa Oliveira , Marco Túlio Araújo Pedatella
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta o desenvolvimento da criança em diferentes níveis de gravidade, acarretando em prejuízos na socialização e na comunicação, bem como comportamentos e interesses restritos, estereotipados e repetitivos. Pela abrangência das áreas afetadas no TEA, a identificação precoce possibilita intervenções prévias e a longo prazo, dando oportunidades para que as crianças tenham melhor prognóstico. Sendo assim, o diagnóstico antecipado, por meio de avaliações complexas das habilidades e das carências da criança, possibilita que ela tenha menor prejuízo neuropsicomotor e social. OBJETIVOS: Correlacionar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e o TEA, a partir de métodos de avaliação da motricidade global, equilíbrio, linguagem e processo de aprendizagem, colaborando para um diagnóstico precoce da criança, incentivando a adoção de ações e medidas de prevenção e intervenção. METODOLOGIA: Uso dos bancos de dados SCIELO/ PUBMED, aplicando o operador booleano “AND” e os descritores: "Children with autism spectrum disorder" AND "Developmental milestones", "Developmental Delays", "Motor skills disorder, "Social Function" e "NeuroDevelopmental". Restringindo-se a busca a Meta-Analysis, Randomized Controlled Trial, Systematic Review entre 2004 a 2021, foram selecionados e comparados 17 artigos e 1 Projeto de Dissertação. RESULTADOS: Ficou evidente que a disfunção neuropsicomotora em crianças com TEA, especialmente naquelas nascidas prematuras, afeta funções motoras, psicológicas e o desenvolvimento da linguagem. O diagnóstico desse transtorno pode ser confundido com outros distúrbios, o que dificulta para esse ser precoce. Contudo, os dados demonstraram que os atrasos no desenvolvimento podem ser identificados na primeira década de vida, por meio de testes de rastreamento, como a M-CHAT e o DENVER II, com equipe multidisciplinar de forma periódica. Além disso, também foi observado que há alterações neuroanatômicas de conectividade, de marcha e em exames de encefalografia e de neuroimagem, complementando assim a avaliação clínica comportamental da criança. CONCLUSÃO: A análise dos estudos demonstra que a disfunção do neurodesenvolvimento em crianças com TEA afeta a função psicofisiológica, em que a criança encara desafios cognitivos, de desenvolvimento, emocionais, comportamentais, sociais e adaptativos. Os dados também destacam que esses atrasos podem ser evidentes desde cedo e devem ser direcionados para tratamento e programas de intervenção precoce.

  • Palavras-chave
  • Autism Spectrum Disorder, Motor Skills Disorders, Neuropsychological Tests
  • Área Temática
  • Doenças relacionadas as subespecialidades pediátricas
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O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.

Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.

Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria de Goiás

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