Introdução: Segundo a Constituição de 1988, as crianças são indivíduos portadores de direitos e devem ser consideradas com prioridade pela rede de atenção à saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) procura seguir a carta magna e disponibiliza ações e serviços que visam assegurar o acesso de todos, inclusive das crianças, à atenção integral. De fato, houveram avanços das políticas de saúde voltadas às crianças nos indicadores de saúde como por exemplo a redução da mortalidade infantil. Contudo, nota-se uma transição no perfil dos problemas de saúde do Brasil, uma vez que os acidentes e violências nessa faixa etária são causas mais prevalentes de óbito. Desse modo, sabendo-se que a violência pode ocasionar impactos sobre as gerações, os profissionais da atenção primária precisam ficar alertas para vulnerabilidades, formas de prevenção e proteção. Objetivo: Compreender o papel da rede primária na assistência às crianças em situação de violência. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que foi embasada em cinco artigos elencados por meio das bases de dados Google acadêmico, PubMed e ScieLo. Para a estratégia de busca foram utilizados os descritores: “violências”; “assistência”; “rede de atenção primária”; “infância”. Foram incluídos trabalhos científicos de 2016 a 2022, que foram elencados por meio de crivo metodológico. Resultados: Conforme os artigos analisados, a atenção básica atua com ponto de referência e apoio à identificação das situações de violência contra a criança para prevenir impactos e repercussões no desenvolvimento infantil. Todos os estudos convergem na ideia de que situações de negligência está presente na maioria dos casos relatados, seguida da violência física e sexual. Conclusão: Portanto, faz-se necessário o fortalecimento do papel de assistência da rede de atenção primária por meio do treinamento de equipes sobre a execução de protocolos de atenção às crianças em situação de violências e da formulação de diretrizes sobre o encaminhamento de casos às autoridades policiais.
O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.
Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.
Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria de Goiás
Comissão Organizadora
Rogério Fagundes Vicete
Deborah Gerrane Damásio Nascimento
Nalianna Alcântara de Queiroz
Isadora de Assis Moraes Souza
Mariana Akemy Lopes Iuasse
Alessa
Amanda Malheiros
Brunna Leonel Machado
Comissão Científica
Laura Vitória Melo Gomes
Mariana Blanco
Sibelle Moreira Fagundes
Barbara Cardoso
Bruno Eduardo Pádua Resende Sartin
Nicolle Lima Mutão Stival
Flávia Ferreira Costa
Rafaella Leal de Godoi Mesquita
cientificocalped@gmail.com
rogeriofv@hotmail.com