Influências do genótipo em casos de transtornos de depressão e ansiedade em crianças: uma revisão sistemática.

  • Autor
  • Tereza Cristina Paredes Ayres
  • Co-autores
  • Jessica Lessa Bernardes , Marcela Juliana Reynolds Taveira Valsecchi , Letícia Romeira Belchior , Matheus Menezes Ramos
  • Resumo
  • Introdução: Os distúrbios na saúde mental infantil acarretam sérios problemas para a criança, seus familiares e toda comunidade. Em muitos casos, os sintomas são negligenciados e a criança desenvolve incontáveis traumas psicológicos influenciados por inúmeros fatores de risco ambientais e genéticos. A ansiedade intrafamiliar está associada a genes parentais herdados e a formação de ambientes negativos que afetam tanto as crianças quanto os familiares. Objetivos: Avaliar dimensões e características da influência genética no aparecimento de transtornos de depressão e ansiedade em crianças.Metodologia: Trata-se de uma Revisão Bibliográfica baseada na busca das palavras-chave "Genotype" AND ("child depression" OR "child anxiety") no PubMed. Inicialmente foram incluídos os resultados correspondentes ao tema após a leitura dos respectivos títulos e resumos. Publicações anteriores ao ano de 2012 foram utilizadas como critério de exclusão e, com isso, 29 artigos compuseram o texto final. Resultados: Variações genéticas e epigenéticas do gene transportador de serotonina têm sido relacionadas à etiologia da depressão. Além dos mecanismos moleculares, a exposição a fatores de risco de vida precoce, como depressão materna, parece afetar o desenvolvimento da depressão na vida pós-natal. A depressão materna durante a gestação pode alterar aspectos fisiológicos do ambiente intrauterino, como a exposição fetal a níveis alterados de glicocorticóides maternos e de citocinas pró-inflamatórias. Essas alterações podem interferir na programação epigenética do feto, resultando em desfechos emocionais e comportamentais adversos. Além disso, a exposição a fatores ambientais pós-parto também é um elemento-chave no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos infantis, sendo que alterações epigenéticas nos genes relacionados a distúrbios comportamentais podem ocorrer como consequência de maus tratos. Conclusão: Observou-se que existem dois principais desafios enfrentados pela pesquisa de interação gene-ambiente: a necessidade de desenvolver métodos que incluam todo o genoma e que incluam e meçam de forma confiável todo o “ambiente” de ambientes relevantes. Os resultados suportam teorias de desenvolvimento que indicam que nos sintomas de ansiedade infantil, mães e pais podem desempenhar papéis únicos durante o desenvolvimento dos sintomas infantis e mais pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos genéticos indiretos dos irmãos nos sintomas emocionais das crianças.

  • Palavras-chave
  • Genótipo, transtorno depressivo, transtornos de ansiedade.
  • Área Temática
  • Saúde mental
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O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.

Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.

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