CONSCIÊNCIA CORPORAL EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL HEMIPLÉGICA (PCH): PERCEPÇÕES INDIVIDUAIS OU REPRESENTAÇÕES SOCIAIS?

  • Autor
  • Maria Eduarda Ferreira de Oliveira
  • Co-autores
  • Ana Laura Silva de Faria , Leonardo Gomes Ferreira , Laiane dos Santos Ferreira , Gabriela Melo , Danyelly Rodrigues Machado Azevedo
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: Etimologicamente hemiplegia significa paralisia cerebral que acomete um lado do corpo humano e impossibilita a movimentação. É a deficiência mais prevalente na infância, caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam desenvolvimento motor e cognitivo, abrangendo movimento e postura do corpo. Assim, é urgente debates sobre consciência corporal de crianças com PCH, visto que a questão se pauta na percepção do corpo e na representação social. OBJETIVO: Avaliar percepção e representação do corpo em crianças com PCH. MÉTODOS: Trata-se de revisão de literatura. Foram utilizadas bases de dados Google Scholar, SciELO e PubMed, utilizou-se descritores: “Crianças”, “Imagem corporal”, “Paralisia cerebral”, “Pediatria” e “Transtornos cognitivos”. Delimitando-se estudos de 2012 a 2022, foram analisados 15 artigos. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos que traziam a hemiplegia em crianças. Os de exclusão foram a não adequação ao tema e publicações anteriores a 2012. Após aplicados os filtros tangenciados, a amostra foi de apenas 7 estudos escolhidos para o escopo dessa revisão, incluindo ensaios clínicos e revisões sistemáticas. RESULTADOS: Na busca referida, encontrou-se artigos que atendiam aos critérios, sendo possível analisar temáticas e traçar teses sobre como hemiplegia cerebral interfere na consciência corporal infantil. Constatou-se que há uma existência de distúrbios da percepção e representação corporal em crianças com Paralisia Cerebral, sendo que níveis de representação do corpo são variáveis e abrangem “Esquema corporal”, “Descrição estrutural visoespacial do corpo” e “Imagem Corporal”. Certifica-se que percepção e representação do corpo humano no cognitivo infantil urgem ser referenciados em modelos de processamento - neuropsicológico e neuroanatômico. A apresentação desses protótipos serve como base para classificar os distintos níveis de apresentação do corpo bem como alterações somatossensoriais e/ou percepções cognitivas que podem ser utilizadas como instrumentos de conscientização corporal. CONCLUSÃO: Dados mostram assertivamente que conhecimento do corpo constitui uma “referência egocêntrica” diante do espaço que se circunda. Crianças com PCH possuem consciência corporal individual e particularizada, sendo incapazes de ter comprometimento social quiçá uma representação. Conclui-se que essa temática é relevante para a área científica pois, confirmando a hipótese de lesão no cérebro imaturo, deve-se ter trabalho multiprofissional de percepção, conhecimento e, posteriormente, representação do corpo.

  • Palavras-chave
  • Crianças, Imagem Corporal, Paralisia cerebral, Pediatria, Transtornos cognitivos.
  • Área Temática
  • Doenças relacionadas as subespecialidades pediátricas
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O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.

Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.

Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria de Goiás

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