INTRODUÇÃO: O aleitamento materno (AM) é um dos principais componentes para a saúde infantil, com benefícios importantes na redução da morbimortalidade por doenças infecciosas, na prevenção de doenças agudas gastrointestinais e respiratórias e de doenças crônicas como asma, alergias e obesidade. Além disso, o desenvolvimento cognitivo e neural da criança também sofre grande influência da sua alimentação, sobretudo nos primeiros anos de vida, sendo o AM fator importante nesse processo. OBJETIVO: Descrever qual o impacto do aleitamento materno no desenvolvimento cognitivo e neural e na inteligência de pré-escolares. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada após pesquisa no banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Breast Feeding”, “Intelligence” e “Neurodevelopmental Disorders”. Foram selecionadas pesquisas originais, indexadas como artigo completo e em língua inglesa ou portuguesa. RESULTADOS: Kim et al. demonstrou que crianças que receberam aleitamento materno por apenas 1 a 3 meses tiveram chance significativamente maior de atraso no desenvolvimento aos 14 meses, quando comparadas àquelas amamentadas por 3 a 6 meses. Além disso, verificou-se que as habilidades de comunicação e resolução de problemas aos 12 meses tiveram impacto positivo do aleitamento por tempo superior a 3 meses. Plunkett et al. constatou que baixos escores de QI aos 5 anos de idade foram menos frequentes (21.5%) em crianças amamentadas em relação as que não foram (36.2%). Ainda, para cada mês de AM, foi demonstrada redução de 3.3% na chance de QI inferior a 85 aos 5 anos. A amamentação por curto período também foi relacionada por alguns autores com o desenvolvimento subsequente de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtorno do Espectro Autista. Contudo, tais correlações ainda são controversas, visto que a duração prolongada do aleitamento está diretamente relacionada a fatores como maior QI e nível de escolaridade maternos, além de maior estímulo cognitivo no ambiente familiar. CONCLUSÃO: Conclui-se que o aleitamento materno tem impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, em testes de inteligência na infância e em menores índices de transtornos do neurodesenvolvimento. Entretanto, outros fatores relacionados ao AM podem estar associados com essa causalidade.
O I CALPED, cujo tema da sua primeira edição é "Protegendo a infância, preparando o futuro", surge no ano de 2022 com o intuito de promover a integração entre as ligas de pediatria das onze instituições parceiras: UniEVANGÉLICA, PUC Goiás, UniRV campus Aparecida, UniRV campus Goianésia, UniRV campus Rio Verde, UniRV campus Formosa, UNIFAN, UNIFIMES, UFG, UFCAT e UFJ.
Nosso evento contou com a presença de palestrantes de diferentes locais do Brasil, mesas-redondas e submissão de trabalhos científicos.
Comissão Organizadora do I Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria de Goiás
Comissão Organizadora
Rogério Fagundes Vicete
Deborah Gerrane Damásio Nascimento
Nalianna Alcântara de Queiroz
Isadora de Assis Moraes Souza
Mariana Akemy Lopes Iuasse
Alessa
Amanda Malheiros
Brunna Leonel Machado
Comissão Científica
Laura Vitória Melo Gomes
Mariana Blanco
Sibelle Moreira Fagundes
Barbara Cardoso
Bruno Eduardo Pádua Resende Sartin
Nicolle Lima Mutão Stival
Flávia Ferreira Costa
Rafaella Leal de Godoi Mesquita
cientificocalped@gmail.com
rogeriofv@hotmail.com