A DIFICULDADE DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

  • Autor
  • Luisa Veras Cordeiro da Cunha
  • Co-autores
  • Rafaella Francisca Borges , Gustavo Lustosa Eloi de Freitas , Wilson Pereira do Nascimento Júnior , Ludmila Pavlik Haddad
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é definido por alterações neurobiológicas de causas genéticas, as quais culminam em sintomas, como falta de atenção, inquietação, agitação e impulsividade. Entretanto, o diagnóstico desse transtorno é de alta complexidade, uma vez que envolve diferentes fatores contextuais. Esse complexo diagnostico reflete na dificuldade dos profissionais de saúde para estabelecer um tratamento para todos os pacientes. OBJETIVO: Avaliar o caminho do diagnóstico ao tratamento em crianças com TDAH. METODOLOGIA: Essa atual pesquisa, trata-se de uma revisão de literatura, elaborada a partir de trabalhos publicados nas bases de dados PubMed e SciELO nos últimos cinco anos. Para levantamento bibliográfico, foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH): “Children” e “TDAH”. Observou-se 126 artigos, adotando como critérios de inclusão: período de 2020 a 2024, tipo de estudo (artigos originais) e idioma (inglês, português e espanhol), elegendo, assim, artigos que se enquadraram ao objetivo do estudo. RESULTADOS: O diagnóstico de TDAH envolve diferentes determinantes que são observados por profissionais de saúde qualificados e especializados, a partir de um conjunto de alterações comportamentais. Sendo assim, para cada paciente deve ser realizado um plano terapêutico individual, o qual pode conter diferentes tipos de tratamento como psicofármacos, sessões terapêuticas, yoga, pratica de esportes dentre vários outros, com o objetivo de regular o emocional e os sintomas do transtorno. CONCLUSÃO: Depreende-se que o caminho do tratamento para o diagnóstico de crianças com TDAH envolve uma equipe multidisciplinar que promova a construção de um plano terapêutico voltada para cada criança.  Todavia, essa complexidade para diagnosticar e tratar o TDAH pode causar uma sobrecarga no sistema de saúde pública, já que demanda a atuação de profissionais de diferentes áreas, além de que, a elaboração do plano pode provocar divergências de interesses entre as crianças e seus familiares.

     

  • Palavras-chave
  • Criança. Diagnóstico, TDAH
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Clinica Médica
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