INTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos (CS) têm como objetivo aprimorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de condições que ameaçam a continuidade da vida. Para tal, no contexto pediátrico, a terapêutica é adaptada para acompanhar as diferentes fases do desenvolvimento. Acrescenta-se que esta é uma fase extremamente delicada, e a equipe de enfermagem, pode apresentar alterações psicológicas, consequentes do estresse e da sobrecarga do trabalho, visto que são a linha de frente para garantir a qualidade do CS. OBJETIVO: Definir o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre os CS em oncologia pediátrica e suas necessidades terapêuticas. METODOLOGIA: Para o desenvolvimento do trabalho, realizou-se um recorte na dissertação de mestrado em enfermagem. Na coleta de dados, os pacientes do setor de internação pediátrica foram selecionados para responder perguntas, no período de julho a agosto de 2019, em um hospital federal do Rio de Janeiro, Brasil. DISCUSSÃO/RESULTADOS: Os resultados demonstram que os profissionais têm conhecimento quanto à importância dos CS para o paciente e para a família, porém, nota-se que ao dedicar grande parte do tempo com o cuidado, o enfermeiro descuida de sua própria saúde e passa a não lidar bem com situações de extremo estresse e sobrecarga, ocasionando uma susceptibilidade a desenvolver depressão e ansiedade. Além disso, esse cenário está relacionado ao despreparo físico, psicológico e profissional durante a formação. Portanto, existe uma necessidade de auxílio aos profissionais tanto na melhoria da captação destes, como no apoio emocional, além da realização de uma comunicação efetiva com a equipe multidisciplinar de cuidados paliativos pediátricos. CONCLUSÃO: Diante do exposto, conclui-se que, para a efetividade dos CS ser alcançada, os profissionais de enfermagem devem receber uma capacitação profissional satisfatória, um apoio mental em tempo integral e uma relação de diálogo objetiva com a equipe multidisciplinar do paciente pediátrico.
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VI Congresso dos Acadêmicos de Medicina
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