MODELO DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DE UMA UTI CARDIOLÓGICA

  • Autor
  • PAULA RENATA TEDESCO DE CARVALHO
  • Co-autores
  • AMANDA FOGAÇA , CYNTHIA FAUSTINO DOS ANJOS , DANIELLI DE ALMEIDA MOURA , DANILO DOS SANTOS CONRADO , MERCY DA COSTA SOUZA , VANESSA BARBOSA DE SOUZA CORBETTA
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: O gerenciamento de uma unidade assistencial tem princípios embasados em indicadores de qualidade e em ferramentas de gestão, sendo o Ciclo PDCA uma das ferramentas que pode ser utilizada para gestão de processos. OBJETIVO: Relata a experiência do uso do ciclo PDCA nas ações de melhorias da coleta de dados dos indicadores assistenciais da UTI- cardiológica de um hospital de ensino de Mato Grosso do Sul. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência onde as análises de indicadores assistências demonstraram a necessidade de melhorias no processo de coleta de dados Assim, o ciclo PDCA foi utilizado para o planejamento das ações. Entre janeiro a março de 2019, coletou-se diariamente, em um instrumento com uso de siglas para sinalizar a informação, os seguintes dados: lesão por pressão (LPP), quedas, flebite, extubação acidental e ausência da pulseira de identificação do paciente. A coleta dos dados era realizada em todos os períodos de trabalho pelo enfermeiro que estivesse no plantão, sendo que uma enfermeira da unidade ficou responsável pelo lançamento semanal dos dados coletados em uma planilha do programa Excel. Foram identificadas algumas falhas e inconsistência nos dados, como: ausência de anotação, duplicidade de informação, desordem das siglas padronizadas, pouca notificação no sistema VIGHOPS. Após este diagnóstico situacional iniciou-se o ciclo PDCA para o planejamento das ações a serem realizadas nesta unidade. RESULTADO: No “PLAN” identificou-se que a oscilação de profissionais na unidade como a possível causa da falha, planejou-se uma ação de educação permanente, com o objetivo de uniformizar as informações. No “DO” ocorreu à intervenção com os colaboradores da equipe de enfermagem, entre abril e maio de 2019, em que fora utilizada ferramentas da metodologia ativa como tarjetas e roda de conversa.  No período de junho e julho de 2019 utilizou-se do “CHECK” para análise da coleta após a medida de intervenção. No “ACTION” consolidaram-se as metas pactuadas, com melhorias no processo de trabalho entre os enfermeiros CONCLUSÃO: A utilização do ciclo PDCA é importante para a visualização e clareza dos fatos ocorridos. Além disso, o envolvimento do grupo na tomada de decisões e na pactuação das ações de intervenção foi imprescindível para a melhoria do processo de trabalho.

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chaves: Gestão da qualidade; Indicadores de serviço; Enfermagem
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  • CARDIOLOGIA
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