UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE CORONARIANA

  • Autor
  • Jéssica Eloy Cunha Gonzalez
  • Co-autores
  • Mariana Dresch de Oliveira , Andrelisa Vendrami Parra
  • Resumo
  •  

    Introdução: A equipe de enfermagem é a classe de trabalhadores que mais têm força de trabalho num ambiente hospitalar. Técnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares de enfermagem são responsáveis por oferecer serviço de saúde que irão possibilitar a assistência necessária em alguma condição de saúde. Estagiando no CTI cardiológico de um Hospital Universitário, viu-se a necessidade de realizar a apresentação de estudos de caso para aprofundar os conhecimentos sobre a assistência prestada durante o estágio pelos acadêmicos e poder contribuir com o processo educativo dos profissionais de enfermagem. Objetivo: Relatar sobre a utilização do estudo de caso como ferramenta para educação continuada de profissionais de enfermagem de uma Unidade Coronariana em um Hospital Universitário. Método: Relato de experiência sobre os estudos de caso realizados durante estágio extracurricular pela Liga Acadêmica de Cardiologia em Enfermagem (LACE) em um Hospital Universitário. Resultados: Durante a apresentação dos estudos de casos por meio de recursos visuais com transparências, são abordados os conteúdos de anatomofisiologia cardíaca, fisiopatologia das doenças encontradas, farmacologia dos medicamentos utilizados, interpretação de exames laboratoriais e a assistência de enfermagem prestada ao paciente, que inclui o histórico, diagnóstico, planejamento, prescrição e evolução de enfermagem. Durante a apresentação ocorrem as discussões, onde os ligantes fundamentam os cuidados prestados e recebem a contribuição dos profissionais de enfermagem da unidade. Além disso, os próprios profissionais recebem conhecimentos novos, bem como aperfeiçoam os assuntos rotineiros da prática. Conclusão: A utilização dos estudos de caso demonstrou ter relevância pelo fato de muitos profissionais da unidade não possuírem especialização na área de cardiologia. A abordagem teórica sobre conteúdo da cardiologia permite que os profissionais aprimorem seu conhecimento na área, além de contribuir com a capacidade de fundamentar a prática profissional e ofertar melhor assistência de enfermagem aos pacientes da Unidade Coronariana.

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, Cardiologia, Educação Continuada
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • CARDIOLOGIA
Voltar Download
  • CARDIOLOGIA
  • ENFERMAGEM
  • FISIOTERAPIA
  • NUTRIÇÃO
  • FARMÁCIA
  • ODONTOLOGIA
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • PSICOLOGIA