Este artigo trata de compartilhar as vivências obtidas pelos alunos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana no Programa Institucional da Residência Pedagógica através das regências em sala de aula. Essas intervenções justificam-se pela necessidade de promover a aproximação dos alunos com deficiência com alguns esportes adaptados e fazer uma reflexão sobre a inserção dos mesmos nas aulas de Educação Física, nos esportes e no meio social. O estudo prioriza a reflexão sobre o uso dos esportes adaptados nas aulas de educação física no ensino médio. As aulas foram ministradas para uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual na cidade de Feira de Santana/BA. Conseguimos respaldar as ideias sobre os esportes adaptados junto aos alunos da turma citada, mesmo não tendo alunos com deficiência na turma, pondo em prática todos os conhecimentos adquiridos no decorrer da nossa formação e conseguindo atingir os objetivos de cada aula. E por fim, entendemos que os professores da Educação Física, tendo como um dos seus conteúdos o esporte, deve oferecer aos alunos vivências de diferentes modalidades e além disto, discutir as diferentes formas de execução dos mesmos.
O Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada (CBAMA) é uma das ações da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA), responsável por reunir estudantes, profissionais e pesquisadores interessados em discutir essa temática no país. Criada em 1994, na Universidade de Campinas (UNICAMP), a SOBAMA completa seus 25 anos de existência nesse ano, e o CBAMA, em sua 11a edição, marca sua longevidade e fortaleza, considerando o número de participantes e de trabalhos (em diferentes formatos) que foram apresentados.
O XI CBAMA aconteceu entre os dias 13 e 15 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões, na cidade de Maceió – AL, com a temática CIÊNCIA E PRÁTICAS EM ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: construindo o plural em tempos do singular, e teve como objetivos: disseminar conhecimento sobre Atividade Motora Adaptada entre profissionais, estudantes e interessados da área; ser um espaço de reflexão e discussão sobrea prática da Atividade Motora Adaptada em seus diferentes contextos e objetivos para populações especiais e pessoas com deficiência; ser um espaço de aproximação entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação e instituições de ensino superior comprometidos com a pesquisa e a produção científica; e divulgar e ampliar os estudos nas áreas do evento, permitindo melhoria nas práticas dos profissionais atuantes com populações especiais e pessoas com deficiência.
Além da SOBAMA, é importante destacar que o XI CBAMA foi organizado pelo Instituto de Educação Física e Esporte, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), duas importantes instituições de educação pública do Estado de Alagoas. Teve, ainda, apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL) e estabeleceu a importante parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Nessa edição, e dando continuidade ao que tem acontecido ao longo dos anos, o CBAMA contou com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, responsáveis por discutir variadas temáticas acerca da Atividade Motora Adaptada. Foram mais de 200 participantes, provenientes de 16 estados brasileiros e representando todas as regiões do país, além de convidados internacionais, como a Prof. Dr. Lauren Lieberman (Estados Unidos) e Prof. Dr. José Pedro Ferreira (Portugal).
Em termos de programação, na edição de 2019 houve: Conferência de Abertura; 16 Workshops; 06 mesas redondas; e 134 trabalhos apresentados, em formato oral e pôster, distribuídos em dez áreas temáticas. Além disso, contou com apresentação de filmes, concurso de fotografias, lançamentos de livros e atividades culturais. Ademais, no pré-CBAMA, aconteceram cursos de atletismo, bocha, goalball e natação, os quais foram oferecidos e ministrados pelo CPB.
Dessa forma, os anais reúnem os trabalhos (comunicação oral e pôster) aprovados por uma Comissão Científica constituída por profissionais especialistas, provenientes de diferentes regiões do país, e apresentados durante o XI CBAMA. Trata-se de mais uma colaboração da SOBAMA para a divulgação do conhecimento produzido na área e para a melhoria das condições de vida da pessoa com deficiência.
Cientes dos esforços e carinho para a realização de mais um evento de sucesso, a gestão atual agradece a todos que fizeram parte dessa edição nas mais diferentes formas e, desde já, convida associados, amigos e comunidade acadêmica a se fazerem presentes na próxima edição do CBAMA.
Neiza de Lourdes Frederico Fumes – Presidente
Flávio Anderson Pedrosa de Melo – Vice-presidente
Normas de Apresentação - Trabalhos
O evento permitirá a apresentação de trabalhos na forma de relatos de pesquisa e relatos de experiência (ambos em formato de resumo expandido).
INFORMAÇÕES INICIAIS
DATAS IMPORTANTES
FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO
Siga adequadamente as recomendações abaixo para inscrever seu trabalho. Use (obrigatório) o template disponível na página do evento.
IMPORTANTE
Não serão aceitos resumos expandidos nas seguintes condições:
OBSERVAÇÃO: Não haverá devolução da taxa de inscrição para os trabalhos reprovados.
EIXOS TEMÁTICOS
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
A critério da Comissão Científica do evento, o trabalho poderá ser aceito como Tema Livre Oral ou Pôster. No dia 01 de outubro de 2019 serão divulgados os trabalhos aceitos com a forma de apresentação, dia e horário.
A apresentação será realizada mediante o pagamento da inscrição no evento.
Tema Livre Oral
Pôster
Avaliação e premiação de trabalhos
Ao enviar TRABALHO via sistema de submissão online, você concorda com todas as informações citadas acima.
Presidente
Profa. Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fumes – UFAL
Vice Presidente
Prof. Dr. Flávio Anderson Pedrosa de Melo - IFAL
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Jorge Lopes Cavalcante Neto - UNEB
Profa. Dra. Maria do Socorro Menezes Dantas – UFAL
Profa. Dra. Marily de Oliveira Barbosa - UNINASSAU
Profa. Dra. Marli Nabeiro – UNESP - Bauru
Profa. Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV
Profa. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato - SEMED/Maceió / Pitágoras
Profa. Ms. Ana Paula Costa
Prof. Ms. Bruno Cleiton Macedo - UFAL - Arapiraca
Prof. Ms. Adilson Rocha Ferreira - UFAL
Prof. Renato Vitor da Silva Tavares
Estudante Ana Luiza Barbosa Vieira da Silva
Estudante Maria Natalha Gomes da Silva
Comissão Científica
Prof Dra Neiza de Lourdes Frederico Fumes – UFAL
Prof. Dr. Flávio Anderson Pedrosa de Melo – IFAL
Profa. Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos – UFV
Prof. Dr. Jorge Lopes Cavalcante Neto - UNEB
Prof Dra. Maria Luíza Tanure Alves - UNICAMP
Prof. Dr. Manoel Seabra Júnior- UNESP – Presidente Prudente
Prof Dra Mey de Abreu Van Munster - UFSCAR
Prof Dra. Joslei Viana de Souza– UESC
Prof Dra. Kathya Augusta Thome Lopes - UFAM
Prof Dra Minerva Leopoldina de Castro Amorim - UFAM
Prof Ms. Beatriz Dittrich Schmitt - UFRGS
Prof Ms Giandra Anceski Bataglion - UFRGS
Prof Dra. Gabriela Gallucci Toloi -UNiFAI
Prof Dra. Carolina Paioli Tavares - UEPG
Prof Ms. Amália Rebouças de Paiva e Oliveira - UFSCAR
Prof Ms. Gisele Silva Araújo
Prof. Dra. Adriana Inês de Paula - UFPR
Prof. Dra. Fernanda Carolina Toledo da Silva-UNESP
Prof. Dr. Anderson Spavier Alves-CEEBA
Prof. Dra. Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano-UFAL
Prof. Ms. Osni Oliveira Noberto da Silva-UNEB
Prof. Dra. Maria Luiza Salzani Fiorini-FAIP
Prof. Dr. Mário Antônio de Moura Simim-UFCE
Prof. Dra. Marina Brasiliano Salerno-UFMS
Prof. Dr. David dos Santos Calheiros - UNCISAL
Prof. Dra. Eliane Mahl-UFBahiano
Prof. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato-SEMED/Maceió; Pitágoras
Profa. Dra. Marily de Oliveira Barbosa - UNINASSAU
Prof. Me. Adilson Rocha Ferreira - SEDUC-AL/UFAL
Prof. Me. Arlindo Lins de Melo Junior - UFSCar
Organizador e Diagramador dos Anais
Prof. Me. Adilson Rocha Ferreira - SEDUC-AL/UFAL
COMISSÃO DE APOIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
Prof. Dra. Leonea Santiago
Diretora do Instituito de Educação Física e Esporte (IEFE/UFAL