O objetivo deste trabalho é compreender as significações de um sujeito com deficiência visual sobre a prática do Goalball. Para a produção dos dados, foi utilizada a entrevista semiestrutura com um participante de um projeto de extensão envolvendo o goalball e para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Núcleo de Significação (NS). Foram constituídos dois NS: 01) O esporte na vida da pessoa com deficiência: não continuei porque não pude e 02) Ser uma pessoa com deficiência visual: Eu faço tudo do mesmo jeito que os outros que têm visão normal faz. Para este artigo será apenas apresentado e discutido o primeiro Núcleo de Significação. Pode-se ponderar que a Participante 1 atribui ao Goalball um sentimento positivo acerca do mesmo, visto gostar das práticas e que também utiliza este momento como uma forma de promover saúde em sua vida. Além disso, compreende-se que se faz necessário um maior incentivo às práticas do paradesporto para que o direito da pessoa com deficiência a ter acesso ao esporte não lhe seja interrompido, nem tão pouco negado. Por questões como estas, talentos muitas vezes são desperdiçados e o avanço no cenário paralímpico por conseguinte comprometido.
O Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada (CBAMA) é uma das ações da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA), responsável por reunir estudantes, profissionais e pesquisadores interessados em discutir essa temática no país. Criada em 1994, na Universidade de Campinas (UNICAMP), a SOBAMA completa seus 25 anos de existência nesse ano, e o CBAMA, em sua 11a edição, marca sua longevidade e fortaleza, considerando o número de participantes e de trabalhos (em diferentes formatos) que foram apresentados.
O XI CBAMA aconteceu entre os dias 13 e 15 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões, na cidade de Maceió – AL, com a temática CIÊNCIA E PRÁTICAS EM ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: construindo o plural em tempos do singular, e teve como objetivos: disseminar conhecimento sobre Atividade Motora Adaptada entre profissionais, estudantes e interessados da área; ser um espaço de reflexão e discussão sobrea prática da Atividade Motora Adaptada em seus diferentes contextos e objetivos para populações especiais e pessoas com deficiência; ser um espaço de aproximação entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação e instituições de ensino superior comprometidos com a pesquisa e a produção científica; e divulgar e ampliar os estudos nas áreas do evento, permitindo melhoria nas práticas dos profissionais atuantes com populações especiais e pessoas com deficiência.
Além da SOBAMA, é importante destacar que o XI CBAMA foi organizado pelo Instituto de Educação Física e Esporte, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), duas importantes instituições de educação pública do Estado de Alagoas. Teve, ainda, apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL) e estabeleceu a importante parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Nessa edição, e dando continuidade ao que tem acontecido ao longo dos anos, o CBAMA contou com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, responsáveis por discutir variadas temáticas acerca da Atividade Motora Adaptada. Foram mais de 200 participantes, provenientes de 16 estados brasileiros e representando todas as regiões do país, além de convidados internacionais, como a Prof. Dr. Lauren Lieberman (Estados Unidos) e Prof. Dr. José Pedro Ferreira (Portugal).
Em termos de programação, na edição de 2019 houve: Conferência de Abertura; 16 Workshops; 06 mesas redondas; e 134 trabalhos apresentados, em formato oral e pôster, distribuídos em dez áreas temáticas. Além disso, contou com apresentação de filmes, concurso de fotografias, lançamentos de livros e atividades culturais. Ademais, no pré-CBAMA, aconteceram cursos de atletismo, bocha, goalball e natação, os quais foram oferecidos e ministrados pelo CPB.
Dessa forma, os anais reúnem os trabalhos (comunicação oral e pôster) aprovados por uma Comissão Científica constituída por profissionais especialistas, provenientes de diferentes regiões do país, e apresentados durante o XI CBAMA. Trata-se de mais uma colaboração da SOBAMA para a divulgação do conhecimento produzido na área e para a melhoria das condições de vida da pessoa com deficiência.
Cientes dos esforços e carinho para a realização de mais um evento de sucesso, a gestão atual agradece a todos que fizeram parte dessa edição nas mais diferentes formas e, desde já, convida associados, amigos e comunidade acadêmica a se fazerem presentes na próxima edição do CBAMA.
Neiza de Lourdes Frederico Fumes – Presidente
Flávio Anderson Pedrosa de Melo – Vice-presidente
Normas de Apresentação - Trabalhos
O evento permitirá a apresentação de trabalhos na forma de relatos de pesquisa e relatos de experiência (ambos em formato de resumo expandido).
INFORMAÇÕES INICIAIS
DATAS IMPORTANTES
FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO
Siga adequadamente as recomendações abaixo para inscrever seu trabalho. Use (obrigatório) o template disponível na página do evento.
IMPORTANTE
Não serão aceitos resumos expandidos nas seguintes condições:
OBSERVAÇÃO: Não haverá devolução da taxa de inscrição para os trabalhos reprovados.
EIXOS TEMÁTICOS
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
A critério da Comissão Científica do evento, o trabalho poderá ser aceito como Tema Livre Oral ou Pôster. No dia 01 de outubro de 2019 serão divulgados os trabalhos aceitos com a forma de apresentação, dia e horário.
A apresentação será realizada mediante o pagamento da inscrição no evento.
Tema Livre Oral
Pôster
Avaliação e premiação de trabalhos
Ao enviar TRABALHO via sistema de submissão online, você concorda com todas as informações citadas acima.
Presidente
Profa. Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fumes – UFAL
Vice Presidente
Prof. Dr. Flávio Anderson Pedrosa de Melo - IFAL
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Jorge Lopes Cavalcante Neto - UNEB
Profa. Dra. Maria do Socorro Menezes Dantas – UFAL
Profa. Dra. Marily de Oliveira Barbosa - UNINASSAU
Profa. Dra. Marli Nabeiro – UNESP - Bauru
Profa. Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV
Profa. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato - SEMED/Maceió / Pitágoras
Profa. Ms. Ana Paula Costa
Prof. Ms. Bruno Cleiton Macedo - UFAL - Arapiraca
Prof. Ms. Adilson Rocha Ferreira - UFAL
Prof. Renato Vitor da Silva Tavares
Estudante Ana Luiza Barbosa Vieira da Silva
Estudante Maria Natalha Gomes da Silva
Comissão Científica
Prof Dra Neiza de Lourdes Frederico Fumes – UFAL
Prof. Dr. Flávio Anderson Pedrosa de Melo – IFAL
Profa. Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos – UFV
Prof. Dr. Jorge Lopes Cavalcante Neto - UNEB
Prof Dra. Maria Luíza Tanure Alves - UNICAMP
Prof. Dr. Manoel Seabra Júnior- UNESP – Presidente Prudente
Prof Dra Mey de Abreu Van Munster - UFSCAR
Prof Dra. Joslei Viana de Souza– UESC
Prof Dra. Kathya Augusta Thome Lopes - UFAM
Prof Dra Minerva Leopoldina de Castro Amorim - UFAM
Prof Ms. Beatriz Dittrich Schmitt - UFRGS
Prof Ms Giandra Anceski Bataglion - UFRGS
Prof Dra. Gabriela Gallucci Toloi -UNiFAI
Prof Dra. Carolina Paioli Tavares - UEPG
Prof Ms. Amália Rebouças de Paiva e Oliveira - UFSCAR
Prof Ms. Gisele Silva Araújo
Prof. Dra. Adriana Inês de Paula - UFPR
Prof. Dra. Fernanda Carolina Toledo da Silva-UNESP
Prof. Dr. Anderson Spavier Alves-CEEBA
Prof. Dra. Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano-UFAL
Prof. Ms. Osni Oliveira Noberto da Silva-UNEB
Prof. Dra. Maria Luiza Salzani Fiorini-FAIP
Prof. Dr. Mário Antônio de Moura Simim-UFCE
Prof. Dra. Marina Brasiliano Salerno-UFMS
Prof. Dr. David dos Santos Calheiros - UNCISAL
Prof. Dra. Eliane Mahl-UFBahiano
Prof. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato-SEMED/Maceió; Pitágoras
Profa. Dra. Marily de Oliveira Barbosa - UNINASSAU
Prof. Me. Adilson Rocha Ferreira - SEDUC-AL/UFAL
Prof. Me. Arlindo Lins de Melo Junior - UFSCar
Organizador e Diagramador dos Anais
Prof. Me. Adilson Rocha Ferreira - SEDUC-AL/UFAL
COMISSÃO DE APOIO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
Prof. Dra. Leonea Santiago
Diretora do Instituito de Educação Física e Esporte (IEFE/UFAL