PRONIDE: INICIAÇÃO AO VOLEIBOL E PERCEPÇÃO DE RESPOSTAS EMOCIONAIS A PARTIR DE EXPRESSÕES POSITIVAS, NEGATIVAS E NEUTRAS EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM RECIFE-PE

  • Autor
  • Samara Melo do Nascimento
  • Co-autores
  • Bruna Milene da Silva Mesquita , Amanda de Souza Teixeira , Maria Eduarda de Melo Ferreira , Ana Carolina dos Santos Mansur , Bruno Henrique Góes Oliveira , Guthyerrez de Souza Rodrigues da Silva , Vinicius Araújo de Almeida , Wilaine de Oliveira Barbosa , Vinícius de Oliveira Damasceno
  • Resumo
  • Para muitas crianças e adolescentes, a razão predominante para envolver-se em práticas esportivas é a busca pelo bem-estar que pode vir a ser proporcionado nessa atividade, com isso o voleibol foi inicialmente desenvolvido a partir de uma estratégia metodológica lúdica. Trabalhando os fundamentos do jogo: saque, recepção, ataque, defesa, levantamento e bloqueio, a fim de estimular a aprendizagem dos alunos baseando-se em uma proposta integradora à prática esportiva. O presente relato de experiência consiste em uma análise observacional a qual o pesquisador identifica os objetivos, efetuando a coleta de dados sobre um conjunto de atitudes comportamentais espontâneas dos pesquisados, tendo por intuito a percepção das expressões faciais positivas, negativas e neutras durante a prática do voleibol, para isso, contabilizando a frequência de respostas emocionais, foi efetuado um cálculo que comprovou a prevalência de expressões faciais positivas com 52%. Sob esse prisma, o professor de Educação Física pode compreender melhor a influência das atividades propostas nas reações dos alunos e adaptá-las se necessário facilitando o alcance do principal objetivo: a promoção de bem-estar.

  • Palavras-chave
  • Voleibol, Deficiência, Esporte, Expressões
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Esporte adaptado: participação, recreação e rendimento
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O Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada (CBAMA) é uma das ações da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA), responsável por reunir estudantes, profissionais e pesquisadores interessados em discutir essa temática no país. Criada em 1994, na Universidade de Campinas (UNICAMP), a SOBAMA completa seus 25 anos de existência nesse ano, e o CBAMA, em sua 11a edição, marca sua longevidade e fortaleza, considerando o número de participantes e de trabalhos (em diferentes formatos) que foram apresentados.  

O XI CBAMA aconteceu entre os dias 13 e 15 de novembro de 2019, na Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões, na cidade de Maceió – AL, com a temática CIÊNCIA E PRÁTICAS EM ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: construindo o plural em tempos do singular, e teve como objetivos: disseminar conhecimento sobre Atividade Motora Adaptada entre profissionais, estudantes e interessados da área; ser um espaço de reflexão e discussão sobrea prática da Atividade Motora Adaptada em seus diferentes contextos e objetivos para populações especiais e pessoas com deficiência; ser um espaço de aproximação entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação e instituições de ensino superior comprometidos com a pesquisa e a produção científica; e divulgar e ampliar os estudos nas áreas do evento, permitindo melhoria nas práticas dos profissionais atuantes com populações especiais e pessoas com deficiência.

Além da SOBAMA, é importante destacar que o XI CBAMA foi organizado pelo Instituto de Educação Física e Esporte, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), duas importantes instituições de educação pública do Estado de Alagoas. Teve, ainda, apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL) e estabeleceu a importante parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Nessa edição, e dando continuidade ao que tem acontecido ao longo dos anos, o CBAMA contou com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, responsáveis por discutir variadas temáticas acerca da Atividade Motora Adaptada. Foram mais de 200 participantes, provenientes de 16 estados brasileiros e representando todas as regiões do país, além de convidados internacionais, como a Prof. Dr. Lauren Lieberman (Estados Unidos) e Prof. Dr. José Pedro Ferreira (Portugal).

Em termos de programação, na edição de 2019 houve: Conferência de Abertura; 16 Workshops; 06 mesas redondas; e 134 trabalhos apresentados, em formato oral e pôster, distribuídos em dez áreas temáticas. Além disso, contou com apresentação de filmes, concurso de fotografias, lançamentos de livros e atividades culturais. Ademais, no pré-CBAMA, aconteceram cursos de atletismo, bocha, goalball e natação, os quais foram oferecidos e ministrados pelo CPB.

Dessa forma, os anais reúnem os trabalhos (comunicação oral e pôster) aprovados por uma Comissão Científica constituída por profissionais especialistas, provenientes de diferentes regiões do país, e apresentados durante o XI CBAMA. Trata-se de mais uma colaboração da SOBAMA para a divulgação do conhecimento produzido na área e para a melhoria das condições de vida da pessoa com deficiência.

Cientes dos esforços e carinho para a realização de mais um evento de sucesso, a gestão atual agradece a todos que fizeram parte dessa edição nas mais diferentes formas e, desde já, convida associados, amigos e comunidade acadêmica a se fazerem presentes na próxima edição do CBAMA.   

 

Neiza de Lourdes Frederico Fumes – Presidente

Flávio Anderson Pedrosa de Melo – Vice-presidente

Normas de Apresentação - Trabalhos

 

O evento permitirá a apresentação de trabalhos na forma de relatos de pesquisa e relatos de experiência (ambos em formato de resumo expandido).

 

INFORMAÇÕES INICIAIS

 

  1. O resumo expandido (relatos de pesquisa ou relatos de experiência) deverá ser enviado exclusivamente online. Não serão aceitos os resumos enviados por e-mail ou qualquer outro formato.
  2. Para enviar o resumo expandido, preencher a ficha de inscrição e anexar o arquivo do trabalho no formato doc ou docx.
  3. Deve ser indicada o eixo temático do congresso.
  4. A inscrição no congresso é obrigatória para o primeiro autor do trabalho. O número de coautores por trabalho é ilimitado.
  5. Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Congresso (on-line e no sistema SEER), sendo o conteúdo apresentado de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  6. A publicação dos resumos expandidos nos Anais do Congresso está condicionada à efetivação da inscrição do primeiro autor no evento com o devido pagamento do boleto bancário emitido durante o processo de inscrição. Data limite para envio do resumo: 30 de agosto de 2019.
  7. Para cada trabalho apresentado, será emitido um único certificado com o nome de todos os autores.
  8. Todas as comunicações a respeito do trabalho serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado na inscrição do congresso. Por isso, confira seu cadastro no site antes de confirmar o envio das informações. Faça conferência criteriosa dos dados antes da confirmação da inscrição.
  9. Cada autor poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho como primeiro autor. Não há limite de trabalhos como coautor.

 

DATAS IMPORTANTES

 

  • A data limite para submissão dos trabalhos é dia 30 de agosto de 2019.
  • A data de divulgação final dos trabalhos aceitos e da forma de apresentação será dia 01 de outubro de 2019.

 

FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO

 

Siga adequadamente as recomendações abaixo para inscrever seu trabalho. Use (obrigatório) o template disponível na página do evento.

 

  1. Título: Letra Times New Roman, fonte 14 - letra MAIÚSCULA e em negrito, com no máximo 20 palavras.
  2. Autores: Acrescentar dois espaços simples e na linha seguinte colocar em sequência, os autores do trabalho (SOBRENOME EM LETRA MAIÚSCULA, Nome apenas com letra inicial maiúscula). Os nomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula.
  3. Em nota de rodapé, inserir as seguintes informações de cada autor/a: maiotr titulação, filiação institucional, Cidade/Estado, e-mail. Ainda em nota de rodapé, após as informações de cada um dos/as autores/as acrescentar um espaço simples e inserir Agência Financiadora (se aplicável).
  4. O resumo expandido deve ser escrito, obrigatoriamente, no arquivo do template, e deve conter:
    • Resumo (200 palavras no máximo);
    • Palavras-chaves (no mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto).
    • Introdução (500 palavras no máximo);
    • Objetivo (último parágrafo da Introdução);
    • Métodos (400 palavras no máximo e deverá conter informações sobre a população, protocolos/procedimentos e tratamento estatístico/análise dos dados);
    • Resultados e Discussão (600 palavras no máximo. Podem ser utilizadas tabelas, figuras, quadros e/ou gráficos, nas cores: preto, branco e cinza, no máximo 2, considerando tudo). As tabelas, figuras, quadros e/ou gráficos não serão contabilizados no número máximo de palavras;
    • Conclusões (100 palavras no máximo);
    • Referências (Normas da ABNT e no máximo 10).
  5. Formatação do texto: Papel A4, Letra Times New Roman 12 (exceto o título que deverá ser Times New Roman 14 em negrito e CAIXA ALTA e subtítulo, se houver, em caixa baixa e não em negrito), espaço simples, parágrafo único e justificado, margens de 3 cm.
  6. A submissão do arquivo deverá ser exclusivamente no formato .doc ou .docx.

 

IMPORTANTE

 

Não serão aceitos resumos expandidos nas seguintes condições:

 

  1. Trabalho enviado fora do prazo.
  2. Resumo expandido fora do padrão especificado ou com formatação inadequada.
  3. Resumo expandido fora do template
  4. Trabalhos completos.
  5. Resumo expandido com apresentação insuficiente de dados.
  6. Trabalhos não relacionados com a temática do evento.

OBSERVAÇÃO: Não haverá devolução da taxa de inscrição para os trabalhos reprovados.

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

  • Educação Física e inclusão escolar;
  • Políticas públicas em Educação Física e esportes adaptados;
  • Atividade motora adaptada e qualidade de vida;
  • Atividade motora, reabilitação e saúde;
  • Comportamento motor e deficiência;
  • Aspectos psicossociais em Atividade Motora Adaptada;
  • Ciência, tecnologia e inovação em Atividade Motora Adaptada;
  • Formação profissional em Atividade Motora Adaptada;
  • Esporte adaptado: participação, recreação e rendimento;
  • Esporte e Educação Paralímpica.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO

 

A critério da Comissão Científica do evento, o trabalho poderá ser aceito como Tema Livre Oral ou Pôster. No dia 01 de outubro de 2019 serão divulgados os trabalhos aceitos com a forma de apresentação, dia e horário.

A apresentação será realizada mediante o pagamento da inscrição no evento.

 

Tema Livre Oral

  • O/A autor/a deverá fazer sua apresentação rigorosamente no horário e local estabelecido. O tempo total será de 15 minutos: 10 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão.

 

Pôster

  • O autor deverá afixar o pôster no horário e local estabelecido, bem como mantê-lo afixado durante o período estipulado, estando presente no local do pôster no horário determinado para apresentação aos congressistas e comissão científica.
  • Dimensão do pôster: 90 x 100 cm (largura x altura), confeccionado com canaleta e barbante para fixação em pedestal.

 

Avaliação e premiação de trabalhos

 

  1. Haverá premiação para 3 destaques nas apresentações orais e 3 destaques nas apresentações de pôsteres do congresso.
  2. Todos os trabalhos apresentados concorrerão à premiação e terão o seu trabalho publicado na Revista da SOBAMA.
  3. A premiação será feita na cerimônia de encerramento do congresso, no dia 15 de novembro de 2019.
  4. Só serão premiados os trabalhos cujos autores (ou coautores) estiverem presentes na hora da premiação.

 

Ao enviar TRABALHO via sistema de submissão online, você concorda com todas as informações citadas acima.

Presidente
Profa. Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fumes – UFAL

Vice Presidente
Prof. Dr. Flávio Anderson Pedrosa de Melo - IFAL

Comissão Organizadora
Prof. Dr. Jorge Lopes Cavalcante Neto - UNEB
Profa. Dra. Maria do Socorro Menezes Dantas – UFAL
Profa. Dra. Marily de Oliveira Barbosa - UNINASSAU
Profa. Dra. Marli Nabeiro – UNESP - Bauru
Profa. Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFV
Profa. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato - SEMED/Maceió / Pitágoras
Profa. Ms. Ana Paula Costa
Prof. Ms. Bruno Cleiton Macedo - UFAL - Arapiraca
Prof. Ms. Adilson Rocha Ferreira - UFAL
Prof. Renato Vitor da Silva Tavares
Estudante Ana Luiza Barbosa Vieira da Silva
Estudante Maria Natalha Gomes da Silva

Comissão Científica
Prof Dra Neiza de Lourdes Frederico Fumes – UFAL
Prof. Dr. Flávio Anderson Pedrosa de Melo – IFAL
Profa. Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos – UFV
Prof. Dr. Jorge Lopes Cavalcante Neto - UNEB
Prof Dra. Maria Luíza Tanure Alves - UNICAMP
Prof. Dr. Manoel Seabra Júnior- UNESP – Presidente Prudente
Prof Dra Mey de Abreu Van Munster - UFSCAR
Prof Dra. Joslei Viana de Souza– UESC
Prof Dra. Kathya Augusta Thome Lopes - UFAM
Prof Dra Minerva Leopoldina de Castro Amorim - UFAM
Prof Ms. Beatriz Dittrich Schmitt - UFRGS
Prof Ms Giandra Anceski Bataglion - UFRGS
Prof Dra. Gabriela Gallucci Toloi -UNiFAI 
Prof Dra. Carolina Paioli Tavares  - UEPG
Prof Ms. Amália Rebouças de Paiva e Oliveira - UFSCAR
Prof Ms. Gisele Silva Araújo 
Prof. Dra. Adriana Inês de Paula - UFPR
Prof. Dra. Fernanda Carolina Toledo da Silva-UNESP
Prof. Dr. Anderson Spavier Alves-CEEBA
Prof. Dra. Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano-UFAL
Prof. Ms. Osni Oliveira Noberto da Silva-UNEB
Prof. Dra. Maria Luiza Salzani Fiorini-FAIP
Prof. Dr. Mário Antônio de Moura Simim-UFCE
Prof. Dra. Marina Brasiliano Salerno-UFMS
Prof. Dr. David dos Santos Calheiros - UNCISAL
Prof. Dra. Eliane Mahl-UFBahiano
Prof. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato-SEMED/Maceió; Pitágoras
Profa. Dra. Marily de Oliveira Barbosa - UNINASSAU
Prof. Me. Adilson Rocha Ferreira - SEDUC-AL/UFAL
Prof. Me. Arlindo Lins de Melo Junior - UFSCar

Organizador e Diagramador dos Anais
Prof. Me. Adilson Rocha Ferreira - SEDUC-AL/UFAL

COMISSÃO DE APOIO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Prof. Dra. Leonea Santiago
Diretora do Instituito de Educação Física e Esporte (IEFE/UFAL