CRIANDO MAPAS MENTAIS JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Autor
  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior
  • Co-autores
  • Carlos Eduardo Vaz Lopes , Vinícius Ramalho Calçada
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Educação Física, Atividade Motora Adaptada, Deficiência Visual, Mapa Mental.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação Física e inclusão escolar
Voltar Download

A Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA), em conjunto com aUniversidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiade Alagoas (IFAL), realizou mais uma edição do Congresso de Brasileiro de Atividade Motora Adaptada (CBAMA), que ocorreu entre os dias 28 e 29 de abril de 2022. Por conta da pandemiade COVID-19, o evento aconteceu de forma remota (online). Em sua 12ª edição, o evento tevecomo objetivo fomentar a divulgação do conhecimento científico em Atividade Motora Adaptada, suas implicações práticas, bem como promover a discussão entre os participantes do evento.
O Congresso teve como tema central: “Questões contemporâneas em Atividade Física Adaptada: anticapacitismo e protagonismo da pessoa com deficiência”. As discussões aconteceram na conferência de abertura, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos (comunicação oral e banners virtuais). Também aconteceram reuniões de grupos deestudos, pesquisa e extensão da área do conhecimento.
As seções dos Anais do CBAMA 2022 foram organizadas em torno dos eixos temáticos em que ocorreramas apresentações de trabalhos científicos: Educação Física e inclusão escolar; Políticas públicasem Educação Física e esportes adaptados; Atividade motora adaptada e qualidade de vida;Atividade motora, reabilitação e saúde; Comportamento motor e deficiência; Aspectospsicossociais em Atividade Motora Adaptada; Ciência, tecnologia e inovação em AtividadeMotora Adaptada; Formação profissional em Atividade Motora Adaptada; Esporte adaptado: participação, recreação e rendimento; Esporte e Educação Paralímpica; e Aspectos socioculturais da Atividade Motora Adaptada.
Na 12ª edição do CBAMA, foram apresentados 57 trabalhos científicos e 14 grupos de estudo, pesquisa e/ou extensão em Atividade Motora Adaptada, representando o que tem sido produzido em todas as regiões do país, bem como o que tem sido desenvolvido pelos grupos acerca da temática em questão. Estes trabalhos integram os Anais do CBAMA 2022, os quais esperamos que inspirem novas práticas e pesquisas com o protagonismo da pessoa com deficiência. 

  • Educação Física e inclusão escolar
  • Políticas públicas em Educação Física e esportes adaptados
  • Atividade motora adaptada e qualidade de vida
  • Atividade motora, reabilitação e saúde
  • Comportamento motor e deficiência
  • Aspectos psicossociais em Atividade Motora Adaptada
  • Ciência, tecnologia e inovação em Atividade Motora Adaptada
  • Formação profissional em Atividade Motora Adaptada
  • Esporte adaptado: participação, recreação e rendimento
  • Esporte e Educação Paralímpica
  • Aspectos socioculturais da Atividade Motora Adaptada
  • Grupo de Estudo
  • Grupo de Pesquisa
  • Grupo de Extensão
  • Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão

Comissão Organizadora

XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adapta
Neiza de Lourdes Frederico Fumes
Flávio Anderson Pedrosa de Melo

Comissão Científica

Me. Adilson Rocha Ferreira – SEDUC/AL e UFAL
Dr. Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior – IBC
Dr. Ciro Winckler – UNIFESP
Dr. Edison Martins Miron – AFA
Dr. Eduardo José Manzini – UNESP
Dra. Elaine Cappellazzo Souto – UFPB
Dra. Elizângela Fernandes Ferreira
Dra. Fernanda Carolina Toledo da Silva
Dr. Flávio Anderson Pedrosa de Melo – IFAL
Dra. Gabriela Toloi – UNIFAI
Dra. Graciele Massoli Rodrigues – Universidade São Judas e ESEF Jundiaí
Dr. Marcelo Haiachi – UFS
Dra. Maria Luiza Salzani Fiorini - FAIPE
Dra. Milena Pedro de Morais – Faculdade Peruíbe e Prefeitura de Itanhaém
Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fumes - UFAL
Dr. Paulo Verardi – SESC/São Carlos
Dra. Soraya Dayanna Guimarães Santos - UFAL
Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato – SEMED/Maceió e Pitágoras