A aposentadoria é um direito estabelecido por lei e que garante amparo ao trabalhador, também é uma forma de subsidiar aos idosos seus direitos sociais, sua autonomia e integrá-lo na sociedade. Diante desse contexto, a temática abordada objetivou analisar o significado da aposentadoria em trabalhadores de uma instituição privada de ensino superior na cidade de Fortaleza no Estado do Ceará, identificar os sentimentos e expectativas dos trabalhadores diante do processo de aposentadoria e conhecer o projeto de vida dos idosos frente a aposentadoria. Além da pesquisa bibliográfica, realizou-se um estudo analítico descritivo, do tipo exploratório com abordagem qualitativa, através da técnica da entrevista gravada. O projeto foi previamente analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição. Como método de tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin, coletados através da aplicação de um questionário semiestruturado, dividido em duas partes, constando na primeira parte dados de identificação do sujeito e, na segunda, perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa. O estudo revelou que a maioria dos trabalhadores tem dúvidas quanto a possibilidade de aposentar-se, e que os mesmos mostraram desinformação sobre as mudanças que vem ocorrendo nas regras da aposentadoria na previdência social; muitos dos trabalhadores relataram que continuarão trabalhando mesmo após aposentados, por serem os mantenedores do lar; em algumas falas infere-se que muitos deles tem problemas de saúde e que temem complicações ou novas doenças, que afetem o processo de aposentadoria; outros trabalhadores acreditam que se aposentarão por idade por não ter tempo suficiente de serviço formal, acreditam que enfrentarão muitos obstáculos diante da previdência social; outros demostraram que algumas perdas financeiras na aposentadoria implicarão em suas despesas de medicamentos e alimentação. Constatou-se ainda, que alguns pressupõem que não encontrarão empecilhos diante da aposentadoria, embora, alguns relatos sejam permeados de dúvidas e incertezas; uma minoria relatou ser um momento de ficar mais próximo da família e fazer uma atividade de lazer. Conclui-se que os trabalhadores vivenciam muitas dúvidas e incertezas em relação as mudanças que vem ocorrendo nas regras da aposentadoria o que contribui para um quadro de angustia e ansiedade podendo acentuar os problemas de saúde existentes, mesmo para os que desejam se aposentar e tenham planos, é comum o surgimento de certa ansiedade ao lidar com essa nova possibilidade, principalmente por acreditar que a aposentadoria poderá provocar uma série de mudanças em suas vidas. Portanto, faz-se necessário a criação de um programa de informação/preparação para aposentadoria na instituição com intuito de apoiar seus trabalhadores e por proporcionar um processo educativo, contínuo e que deve estar relacionado a um planejamento de vida.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.