O Processo de Enfermagem (PE) é um instrumento metodológico que orienta o cuidado e documentação da prática profissional de enfermagem. Deve ser realizado de modo deliberado e sistemático, visto que fornece suporte teórico, direcionando a coleta de dados, estabelecimento de diagnósticos de enfermagem, planejamento e implementação de ações, além de proporcionar a base para a avaliação dos resultados alcançados. Diante disso, o estudo objetivou relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem em relação à aplicação do PE a uma cliente com insuficiência respiratória aguda (IRpA). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um Hospital escola em Fortaleza-CE, onde os discentes do quarto semestre de Enfermagem realizaram aulas teórico-práticas da disciplina de Semiologia, Semiotécnica e Processo de Cuidar. A coleta de dados foi realizada em abril e maio de 2019, mediante anamnese e exame físico da paciente, consulta ao prontuário e exames, seguindo as etapas do PE. Inicialmente, realizou-se coleta de dados detalhada, seguida de exame físico direcionado a condição clínica. Na IRpA, a rápida deterioração da função respiratória leva ao surgimento de manifestações, como alterações gasométricas do equilíbrio ácido-base, dispneia, taquipneia e redução do débito cardíaco. A seguir, estabeleceram-se os diagnósticos de enfermagem (DE) prioritários segundo NANDA-I. A partir dos DEs, o plano de cuidados foi planejado de acordo com os resultados esperados da Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC) e intervenções de enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). Realizaram-se as intervenções e ações para a resolução dos problemas identificados, sendo possível acompanhar a evolução da paciente. Pode-se inferir que, o PE permite que as necessidades dos pacientes sejam identificadas e atendidas de forma individualizada, segura e holística, conferindo qualidade ao cuidado de forma a construir e apreender um modelo de assistência qualificado desde a graduação. Além disso, a aplicação do processo de enfermagem durante a graduação permite aos estudantes assumirem o papel de protagonistas e sujeitos na prática profissional baseado em referenciais teóricos e metodológicos que conferem visibilidade científica à profissão.
Palavras-chave: Processo de Enfermagem; Diagnósticos de enfermagem; Educação em Enfermagem.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
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