Segundo o Ministério da Saúde (Brasil, 2000) a gestação configura-se por ser um período de mudanças físicas e emocionais, determinando que o principal objetivo do acompanhamento pré-natal seja o acolhimento à mulher, o oferecimento de respostas e de apoio aos sentimentos de medo, dúvidas, angústias, fantasias ou, simplesmente, à curiosidade de saber sobre o que acontece com o seu corpo. Portanto, o estabelecimento de uma escuta ativa, aliada a uma prática de comunicação/informação adequada junto às gestantes, parece contribuir sobremaneira para que essas mulheres ganhem autonomia, passando a participar da promoção de sua saúde e da saúde do concepto¹. Entretanto, essa prática ainda não se fixou, provocando lacunas na vida dessas gestantes. Com o objetivo de relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem como monitoras de Saúde da mulher com ênfase em saúde da família diante da ratificação de importância da educação em saúde no Pré-natal, o estudo foi realizado no período de março a junho de 2019, no decorrer das atividades da monitoria que é desenvolvida no Ambulatório de Pré-natal do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), unidade de ensino de Universidade de Pernambuco (UPE), na cidade do Recife. Tendo em vista a vivência acerca das consultas de pré-natal realizadas na monitoria, percebe-se o quanto é elementar a importância da educação em saúde para com essas gestantes e seus acompanhantes. Embora a ciência médica tenha avançado em todos os seus aspectos e somando a eles, surge a “educação em saúde” se tornando carta primordial para um sistema de saúde mais eficiente e hábil, o saber da saúde monopolizado na pessoa do jaleco branco continua enraizado em alguns profissionais da área. À vista disso, é comum nos depararmos nas consultas de pré-natal com pacientes, advindos de outros profissionais, leigos em relação ao que está acontecendo consigo e com o feto e que apenas segue o que foi falado, com nula compreensão. Esse fator desencadeia, em algumas gestantes, uma série caótica de pensamentos, exteriorizando um perceptível nervosismo durante o que é vivenciado nas consultas. No perpassar do atendimento com o carácter informativo e dúvidas sanadas, as gestantes iniciam um vínculo afetivo com a enfermeira do Pré-natal e saem do consultório mais seguras. Há uma distância entre o saber científico e a sua democratização. O acesso à informação, no contexto saúde se faz bastante necessária, uma vez que a Enfermagem possui significativo papel na elaboração de estratégias que previnam as doenças e promovam a saúde. Vivenciar essa realidade tão próximo, ainda como monitoras, é um ensejo extremamente positivo diante de sua complexidade. Dessa forma, atuando de forma correta, podemos contribuir para a segmentação das informações e fazer assim uma política pública de saúde eficaz para todos.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
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