A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULACIONAL SOBRE AS MANOBRAS DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • KARYNA LIMA COSTA PEREIRA
  • Co-autores
  • Francisco Ricael Alexandre , Rithianne Frota Careneiro , Áurea Gabriele Santos , Francisca Renilda Moreira de Oliveira
  • Resumo
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    A parada cardiorrespiratória é a parada dos batimentos cardíacos eficazes e da respiração. Nos casos súbitos há síncope inesperada, ausência de resposta a estímulos e pulsos não palpáveis. É uma emergência máxima e exige ações imediatas para evitar a progressão das lesões hipóxico-isquêmicas que causam danos neurológicos irreversíveis após poucos minutos. A maioria dos casos de “morte súbita” são casos de parada cardíaca que não foram identificados e que teriam boa chance de recuperação se a parada tivesse sido diagnosticada e tratada imediatamente (OLIVEIRA,2016). Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo (como ataques cardíacos e AVCs), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todo ano por problemas cardíacos. De acordo com a entidade grande parte dessas vítimas tinham comportamentos considerados não-saudáveis, como tabagismo, sedentarismo e consumo de alimentos com excesso de sal. De acordo com o Ministério da saúde no brasil esse problema afeta cerca de 300mil pessoas por ano, em 30% dos casos o ataque cardíaco é fatal.Diante desses dados,é necessário uma intervenção com foco na prevenção e treinamento da população sobre RCP, para que seja realizado um primeiro atendimento de qualidade a essas vítimas até a chegada dos socorristas.Para que esse atendimento seja de qualidade, a capacitação da população deve ser realizada constantemente, garantindo um maior número de pessoas capazes de realizar uma RCP eficaz. Desta forma, o estudo objetivou relatar a importância do treinamento da população sobre as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem durante uma ação do Centro Universitário Unifanor Wyden, no dia 28 de maio de 2019, onde foram realizados treinamentos de reanimação cardiopulmonar (RCP)para alunos do ensino médio que estavam conhecendo o campus doCentro Universitário. Foram ministradas aulas teórico-prática de RCP e logo depois foram dadas oportunidades para que os alunos pudessem praticar nos simuladores. Dessa forma, podemos observar que uma RCP de qualidade é de extrema importância e para que isso seja feito de forma correta, é necessário que a equipe de enfermagem realize treinamentoscom a população, visando um maior número de pessoas capacitadas a realizarem esse primeiro atendimento as vítimas que necessitam de uma intervenção imediata. 

     

  • Palavras-chave
  • Suporte Básico de Vida, Reanimação Cardiopulmonar, Educação.
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.

Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.

Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem

OBSERVAÇÕES GERAIS

1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.

1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.

1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.

1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.

1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.

1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.

1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br

 

ATENÇÃO:

  • Não serão aceitos resumos pelo correio ou por fax.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição em caso de não aceitação do trabalho.
  • Destacamos que a não adequação a essas regras causa nulidade do resumo para avaliação da comissão científica.

 

Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ANESTESIOLOGIA
  • ECONOMIA DA SAÚDE (Gestão de Projetos de Investimentos)
  • EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA EM SAÚDE
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  • ENFERMAGEM EM ACESSO VASCULAR E TERAPIA INFUSIONAL
  • ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA (Home Care)
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