As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Dentre os principais fatores de risco estão a idade, o sedentarismo e os hábitos alimentares que trazem implicações diretas na vida do indivíduo sendo necessário o acompanhamento e monitoração da saúde. Com o trabalhador, a saúde compreende as relações de trabalho e de vida dos trabalhadores onde fundamenta-se pelas modalidades do trabalho, a dinamicidade e os processos de organização. Neste sentido, o enfermeiro tem papel fundamental na educação e estimulo a adesão de uma vida saudável. Diante disso, esse estudo objetiva relatar experiências de acadêmicos de enfermagem durante levantamento de dados referentes a fatores de risco cardiovascular de docentes universitários. Relato de experiência sobre a vivência de atividade de pesquisa a partir da coleta de dados sobre fatores de risco cardiovasculares em docentes de uma Instituição de Ensino Superior no estado do Ceará. O estudo contou com 271 participantes dos cursos Enfermagem, Biologia, Letras, Educação Física, Economia, Geografia, Ciências Sociais e Pedagogia. O progresso do estudo possibilitou aos pesquisadores o conhecimento do estilo de vida dos docentes e o modo como compreendem a importância do hábito de vida saudável. A receptividade e o acolhimento são fatores observados nas entrevistas, sendo questionados sobre aspectos de cunho pessoal e cuidados com a saúde. Os participantes sentiram-se dispostos a receber orientações quanto aos fatores de risco apresentados, ajudando-os no combate e prevenção de possíveis riscos. Destaca-se ainda a dificuldade em pesquisas com esse público, devido às várias atividades que desempenham: elevada carga horária em sala de aula e atividades burocráticas. A experiência, por meio da pesquisa, permitiu um olhar crítico sobre a relação trabalho e saúde dos docentes, possibilitou refletir em resolução de problemas reais ou potenciais ligados à saúde cardiovascular desse público, além de aproximar professor/estudante em uma relação dialógica de cuidado em saúde. Ampliou o conhecimento sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em indivíduos ativos e relativamente saudáveis e estimulou o desenvolvimento de intervenções de Enfermagem que possam ser aplicadas no local de convivência dessa população.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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