A ansiedade caracteriza-se por um sentimento vago e desagradável de medo e apreensão. Sabendo-se que a mesma é algo fisiológico e inerente ao nosso organismo, sendo para muitos algo motivador e/ou desafiador. Porém, pode apresentar-se de forma patológica, sendo visível quando tais sintomas se expõem de modo exagerado e desproporcional, refletindo na saúde, qualidade de vida, conforto emocional e no desempenho diário do indivíduo. O estudo objetivou apresentar um estudo de caso relacionado a um paciente com transtorno de ansiedade não especificado sob tratamento no CAPS de um município do interior do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, realizado no período de agosto de 2019, tendo como cenário de estudo um Centro de Atenção Psicossocial, localizado no município de Redenção-CE. O paciente estudado consentiu quanto à participação no estudo durante atividades da disciplina de saúde mental do curso de graduação em enfermagem da UNILAB. Após autorização, utilizou-se o recurso de gravação de áudio para a realização da entrevista, na qual utilizou-se instrumento sistematizado de coleta de dados, abordando: aspectos socioeconômico demográfico, exame do estado mental, perfil clínico, comportamental e farmacológico. Seguiu-se análise do prontuário do usuário, para verificação/consolidação dos dados, com autorização da equipe do CAPS. F.E.S.M, 27 anos, masculino, solteiro, 2° grau incompleto. Procedente de Redenção, município onde declara residir, embora seu prontuário apresente informação divergente. Também havendo divergência quanto sua ocupação, relatando ser mecânico, porém, constando agricultor nos registros. Apresenta diagnóstico médico de Transtorno de Ansiedade Não Especificado (F41.9), sendo tratado na instituição desde 2014. No dia da entrevista aparentava humor eutímico, no entanto, relatou oscilações do humor frequentes. Também relatou alterações senso-perceptivas, envolvendo alucinações visuais e auditivas com teor suicida e violentas. Apresentou consciência, memória, remota, recente e imediata, assim como orientação auto e alo psíquica e insight, preservados. Quanto ao pensamento, seguia curso normal, forma agregada e com conteúdo prevalentes e por vezes suicidas, delirantes e obsessivos, também observado sua psicomotricidade acelerada e com afeto incongruente em relação a sua antiga parceira e familiares. Como sintomatologia somática citou: boca seca e falta de ar. Apresenta conhecimento a respeito de sua doença e consciência que a mesma deve ser tratada. Mostrou-se cooperativo e socializado. Mencionou um susto como início de suas crises, entretanto seu prontuário apresenta-se o falecimento de um amigo. Após o acontecido, alega ter medo de tudo e sentir-se muito nervoso. Pode-se concluir que, algumas informações levantadas pelo paciente se mostraram divergentes ao apresentado pelo seu prontuário, bem como ele mostrava-se com sinais de melhora física, emocional e sexual.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.