RESUMO: O aumento da expectativa de vida, a adoção de hábitos como tabagismo, etilismo, sedentarismo e más práticas alimentares associados a fatores hereditários são determinantes para uma transformação nos padrões de adoecimento no mundo, com aumento dos casos de doenças, como o câncer. Estima-se para o Brasil, no biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer. Dentre as opções terapêuticas está a quimioterapia antineoplásica, que consiste na administração de agentes químicos atuantes de forma inespecífica, afetando também as células não tumorais. As principais toxicidades ocorrem na mucosa gastrointestinal, tecido hematopoiético, germinativo e folículos pilosos, causando náusea e vômito, diarréia, mucosite, mielossupressão, e alopecia. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem ao realizar uma atividade educativa sobre os efeitos colaterais da quimioterapia aos pacientes ambulatoriais de um Hospital Universitário em Fortaleza. A atividade educativa utilizou a técnica do jogo de mitos e verdades para abordar a temática “efeitos colaterais da quimioterapia”. Foram propostas 10 afirmações a respeito do tema, como “Toda medicação causa náusea e vômito”, “Após a quimioterapia pode ocorrer queda da imunidade natural do organismo, favorecendo possíveis infecções”, “A quimioterapia nunca causa perda da sensibilidade nas mãos e nos pés.” e “Quem faz quimioterapia não pode fazer sexo durante o tratamento”, as quais deveriam ser classificadas pelos pacientes como Mito ou Verdade. Após a exposição da resposta correta, havia uma breve explicação sobre a afirmação proposta. Os pacientes se mostraram dispostos a participar do jogo e expor seus conhecimentos prévios com relação ao tema bem como suas dúvidas e temores. As principais dúvidas foram relacionadas à atividade sexual, medidas de prevenção de infecções e métodos não farmacológicos para manejo da náusea e vômito. Percebe-se, então, a importância do planejamento e execução de atividades educativas na formação do profissional de enfermagem a fim de desenvolver habilidades como a comunicação e criatividade, instrumentos básicos para a prática profissional, tendo em vista o papel de educador inerente a todo profissional atuante na assistência à saúde.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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