Durante o processo de desenvolvimento, a criança vivencia novas experiências o que faz parte do seu amadurecimento e aprimoramento das habilidades, porém, torna-se mais vulneráveis a acidentes. Estes podem resultar em dor, cicatrizes e sofrimento a curto e longo prazo, que decerto ocasionam impacto físico, emocional e social no desenvolvimento da criança. O Enfermeiro pode utilizar vários meios para incentivar a prevenção, ressaltando o uso de tecnologias recreativas para proporcionar noções de precauções a fim de permitir que a criança adquira conhecimento sobre a temática, possibilitando que a mesma construa um leque de medidas de autosegurança. O objetivo desserelato de experiência foi descrever as atividades educativas com pré-escolares para prevenção de acidentes. A atividade de promoção e educação em saúde foi desenvolvida com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, de duas creches no Maciço de Baturité, nos meses de janeiro a setembro de 2019, sendo então elaborada e implantada de forma lúdica, exibindo o conteúdo a partir de dinâmicas, curtas encenações teatrais com brinquedos e fantoches, desenhos e pinturas, bonecos para simulação de situações de risco, além de jogos educativos. Informações sobre os temas quedas, cortes, queimaduras, afogamento, intoxicação, choque elétrico, engasgo e asfixia sufocamento e acidentes automobilísticos, foram abordados em oito encontros. Utilizando materiais simples, foi possível abordar todo o conteúdo e suceder com a atividade de forma dinâmicae de fácil compreensão. A extensão foi exitosa por ser bem aceita pelas crianças, visto que as mesmas sempre expressavam entusiasmo em participar das propostas que eram discutidas em cada encontro, as perguntas informais feitas pela extensionista eram bem respondidas durante a ação, indicando que as crianças estavam conseguindo assimilar o conteúdo que tinha sido apresentado. Também foi observado que as crianças costumavam contar espontaneamente histórias sobre acidentes que ocorriam antes e que foram evitados a partir do que elas conseguiram aprender durante as brincadeiras. Os feedbacks ao final de cada atividade eram sempre positivos e capazes de gerar ainda mais questionamentos sobre outros assuntos, o que levava os escolares a sugerirem um novo conteúdo a ser abordado e por vezes foi feito acordo com a extensionista sobre a forma como a informação seria levada no próximo encontro. Com isso, esta ação de extensão informou as crianças sobre episódios que podem ser perigosos e as fez perceber a relevância da prevenção, possibilitando que as crianças sejam capazes de evitar acidentes domésticos.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Português;
Editor responsável pela publicação:
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