O infante é o ser humano que está na fase de maior desenvolvimento, neste momento deverão acontecer os estímulos corretos para o desenvolvimento apropriado. Durante a primeira infância os marcos do desenvolvimento são acompanhados de perto para haver o crescimento adequado, e para isso é necessário que familiares, creches e profissionais da saúde trabalhem juntos. Há marcos para cada área de desenvolvimento, motora grossa, motora fina, interação social e linguagem, cada área deverá ser trabalhada na criança a partir de seu nascimento, de maneia diferente em cada etapa, para isso a brincadeira, a leitura, a conversa, entre outras ações, serão utilizadas para realizar os estímulos. Porém, é comum encontrar crianças que não se desenvolvem adequadamente em uma ou mais áreas, assim não atingindo os marcos de sua idade. A falta do pleno desenvolvimento pode estar ligada a diversos fatores, como por exemplo, a não realização de estímulos ou estímulos realizados incorretamente, doenças de diversas variedades, que podem afetar uma ou mais áreas do desenvolvimento, seja de menor ou maior grau. Este trabalho tem como objetivo identificar a atuação do enfermeiro no cuidado a criança com atraso de desenvolvimento. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada no período de 01 a 31 de agosto de 2019, foram utilizadas para pesquisa a base de dados do portal do BVS, Ministério da Saúde e Scielo. Foram analisados artigos e utilizaram-se para o estudo apenas os com referencial teórico embasado na literatura pertinente ao tema. Nas UAPS o acompanhamento do enfermeiro a criança ocorre desde sua vida intrauterina, pré-natal, até após seu nascimento, consultas de puericultura, nestas consultas avaliar-se-á o cuidado ao infante e desenvolvimento, serão realizadas orientações aos seus cuidadores, sobre como realizar os cuidados básicos de vida, como estimular corretamente, calendário de vacinação, prevenção de acidentes, entre outros. É através da conversa com o cuidador e da observação da criança durante a consulta que o enfermeiro poderá identificar os atrasos de desenvolvimento, sendo de extrema importância que ele saiba identificar, intervir e encaminhar a criança para a equipe multiprofissional que ajudará esse infante a desenvolver-se corretamente para não haver prejuízo na vida da criança, seja no presente ou no futuro. O acompanhamento ao infante com atraso deve ser realizado com maior constância e especificado para o problema/dificuldade apresentado pela criança. Vê-se que o enfermeiro é, na maior parte, o primeiro contato dos profissionais de saúde com a criança, ele quem tem o papel fundamental do reconhecimento precoce do atraso de desenvolvimento infantil, podendo assim realizar o acompanhamento necessário ao infante, além de ser responsável no encaminhamento multiprofissional, para haver um cuidado e tratamento apropriado aos problemas detectados.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
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Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
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