A Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), é uma adaptação do processo de enfermagem ao paciente cirúrgico e fundamenta-se na assistência integral, individualizada, continuada, documentada e avaliada. Objetivou-se avaliar os registros de enfermagem realizados nos cuidados cirúrgicos do paciente submetido a transplante. Trata-se de um estudo retrospectivo com abordagem quantitativa transversal realizada em um hospital público do município de Fortaleza mediante a avaliação de 163 prontuários de pacientes que se submeteram a transplante no período de 2018, através dos registros de enfermagem no impresso do SAEP na admissão do paciente. Não houve critérios de exclusão. As variáveis categóricas foram descritas por meio de frequências absolutas e relativas, organizadas em tabelas e analisados pelo programa Statistical Package for Social Science. A pesquisa recebeu parecer favorável do CEP do referido Hospital com Nº: 754.462. Percebeu-se predominância do masculino com 56,9%, da faixa etária entre 40 a 50 anos (25,9%) pesando entre 45 a 55 quilos (39,7%). Ao verificar a assinatura do termo de cirurgia, tricotomia, antibiótico profilático pode se observar que 100% dos casos foram registrados e observados. Sobre o registro do jejum, 93,9% prontuários, havia o registro do jejum. Tratando dos exames pré-operatórios, todos os pacientes apresentaram os exames antes do procedimento. Quanto à higiene corporal todos haviam feito a higiene antes do procedimento cirúrgico. Em relação a retirada de próteses e adornos, 72,1% haviam feito a retirada na enfermaria. Ao verificar a confirmação de reserva sanguínea pôde se observar que 96,6% solicitaram reserva sanguínea, e apenas 3,4% não haviam feito à solicitação prévia. Tratando do tipo de cirurgia proposta, notou se que a maioria dos procedimentos foi de transplante renal, com 72,4%, e o restante de transplante hepático, com 27,6%. Quanto ao tempo de cirurgia, a maioria dos procedimentos durou em média de 3 a 4 horas (55,2%). Sobre o registro da temperatura do paciente, 79,7% haviam feito o registro. Quanto aos meios utilizados para o controle da temperatura do paciente, o meio mais usado foi o colchão térmico + a manta térmica (60,3%). Sobre as comorbidades apresentadas apareceu a hipertensão arterial sistêmica (46,6%). Quanto à cirurgia previa 36,2% já haviam realizado algum procedimento cirúrgico. Em relação a alergias, 62,1% afirmaram não ter nenhum tipo de alergia. Após avaliação dos registros dos cuidados de enfermagem realizados ao paciente submetido a transplante constatou-se que o enfermeiro descreveu as informações no instrumento de registros visando a segurança e qualidade no atendimento ao paciente cirúrgico de forma global, porém foi verificado algumas lacunas nos registros.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.