A Radioterapia é uma modalidade de tratamento loco-regional indicado de forma exclusiva ou associada (cirurgia, quimioterapia) para grande parte dos pacientes diagnosticados com câncer, onde é utilizado radiação ionizante, objetivando a cura, remissão, profilaxia ou paliação. Dentre as complicações decorrentes da radiação destaca-se as reações de pele denominadas de radiodermite que podem ocorrer na fase aguda ou tardia. Esse efeito colateral afeta a qualidade de vida do indivíduo devido alteração na imagem corporal, autoimagem e autoestima, acarretando em isolamento social. O papel do enfermeiro é importante na prevenção e na intervenção sobre essas ações. O objetivo do estudo édescrever ações para prevenir a incidência ou gravidade das lesões de pele.Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que se mostra como narrativa de experiência profissional. O estudo foi construído a partir de vivências práticas, realizado com pacientes encaminhados para tratamento ambulatorial radioterápico (neoadjuvante, adjuvante, concomitante ou paliativo) em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), na cidade de Fortaleza, de março/18 a fevereiro/19. A coleta de dados ocorreu através de prontuário, anamnese e exame físico. Para a identificação de diagnósticos de enfermagem utilizou-se a Taxonomia II da NANDA. Os dados foram analisados e apresentados de forma descritiva. Seguiu-se a Resolução 510/16. Os pacientes procuraram pelo serviço de Radioterapia e passaram por consulta de enfermagem antes de iniciar o tratamento radioterápico, onde foi realizado orientações sobre a ação da radioterapia e escuta ativa, a partir daí foram identificados os seguintes diagnósticos: risco de integridade da pele prejudicada e risco de volume de líquidos deficiente. Intervenções: Evitar exposição solar, utilizar sabonete líquido neutro, manter a pele limpa e seca, não utilizar perfumes ou loções a base de álcool, não utilizar lâminas para cortar os pelos, utilizar roupas de algodão e que não apertem, utilizar compressa fria com chá de camomila, utilizar loção de Aloe Vera– Vale ressaltar que quando for realizar o tratamento, a área que irá receber o tratamento deve estar limpa e seca, sem nenhum produto na pele, e foi realizado avaliação da peleque iria receber o tratamento. Manter hidratação corporal ingerindo de dois a três litros de água diariamente.É importante a ampliação do conhecimento sobre ações que previnam/diminuamas complicações advindas da radioterapia, bem como uma assistência individualizada. É imprescindível que o enfermeiro se aproprie do processo de Enfermagem, valorizando suas etapas e promovendo o seu próprio empoderamento e independência. Além disso, vale ressaltar que a aplicação metodológica do cuidado é fundamental para a obtenção dos resultados terapêuticos, e manutenção do bem-estar físico e psicológico dos pacientes.
Nós, da Faculdade IDE, já conseguimos sensibilizar um enorme público de estudantes de Enfermagem e Enfermeiros para a importância do desenvolvimento das especialidades de Enfermagem no Brasil, nas quatro edições anteriores do CBEE. Foram eventos incríveis, e dias de muito networking e descobertas a cada apresentação. Os maiores nomes da Enfermagem Nacional, ali, perto de nós, compartilhando todos caminhos que podemos desbravar, para o desenvolvimento de uma Enfermagem cada vez mais qualificada. E percebemos que não dá mais para parar. O CBEE é hoje, um compromisso com a sociedade. Acreditamos em uma Enfermagem empoderada e transformadora e o CBEE é um dos nossos alicerces políticos que nos estimula a propiciar ambientes ricos em trocas de experiências que exala inspiração. E neste interim, as especialidades de Enfermagem precisam ser conhecidas, reconhecidas e discutidas com evidências e com a sabedoria de experiências exitosas.
Acreditamos nos entusiastas da Enfermagem, nos que mudam as coisas, nos que criam as oportunidades. E com isso, elevam a categoria para o patamar que lhe é de direito. Então, queremos que nosso Congresso seja cenário para que nasçam políticas de enfrentamento e quebra de paradigmas tão solidificados. Seremos ousados e construiremos mais um capítulo importante da nossa história.
Gilmar Júnior
Presidente do Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem
OBSERVAÇÕES GERAIS
1.1.Os trabalhos podem envolver qualquer uma das 60 especialidades de enfermagem listadas na Resolução 581/2018 do Conselho Federal de Enfermagem, ou legislação que estiver em vigor no ato do envio dos trabalhos científicos.
1.2.Qualquer estudante ou profissional de enfermagem pode enviar trabalho. Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.3.As datas e os horários de exposição serão definidos e publicados na plataforma digital do evento, com antecedência de até 20 dias da realização do evento.
1.4.Para envio dos trabalhos, pelo menos o primeiro autor já deve estar inscrito no 5º CBEE. A inscrição estará efetivada após o pagamento da taxa referente.
1.5.Podem ser inscritos trabalhos de campo, revisões de literatura, estudos de caso, etc. Só não serão aceitos para avaliação resumos de projetos de trabalhos.
1.6. Limites de envio de até 02 (dois) trabalhos pelo mesmo autor apresentador. Não havendo limite de número de trabalhos enviados como coautores.
1.7. Cada trabalho enviado deve conter no máximo de 05 (cinco) autores/co-autores no total.
1.8.Os orientadores devem ser considerados como co-autores dos trabalhos enviados. FACULDADE IDE | Rua Manuel de Brito, nº 311 – Pina - Recife /PE | 81 0800 081 3256 – 3465.0002 www.faculdadeide.edu.br | www.cbeeoficial.com.br
ATENÇÃO:
Para mais informações sobre as exigências para submissão dos trabalhos, acesse o link com o editlai completo: Edital para submissão e apresentação de trabalhos Científico.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Informações:
marketing@faculdadeide.edu.br
0800 081 3256* | (81) 3465-0002
Periodicidade de Publicação:
Anual;
Idiomas aceitos para os artigos publicados:
Português;
Editor responsável pela publicação:
Instituto de Desenvolvimento Educacional (Faculdade IDE)
Manoel de Brito, 311 – Pina, Recife – PE, 51110-100
Baixe aqui a Edição completa do ANAIS CBEE 2019.
Abaixo todos os ANAIS das edições anteriores:
Baixe aqui ANAIS CBEE 2018.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2017.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2016.
Baixe aqui ANAIS CBEE 2015.